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Título: O papel da inclusão social e das políticas públicas de educação: a EJA na EMEF Francisco Marques da Fonseca - Santa Rita-PB
Autor(es): Lima, Jocélio de Barros
Palavras-chave: Ensino profissionalizante
Políticas públicas
Inclusão social
Data do documento: 21-Out-2014
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar a experiência de profissionais e estudantes da EJA desenvolvida na EMEF “Francisco Marques da Fonseca”, Santa Rita-PB, referente ao período 2013.2 na perspectiva do ensino profissionalizante como fator de incentivo ao desenvolvimento educativo e transformador para a EJA. Avaliando as políticas públicas e a ineficiência dessas políticas na escola, além de, constatar a ausência do ensino profissionalizante na EJA, ensino considerado como fator de inclusão social destes alunos através de um ensino de qualidade para a sociedade. Discutir em que medida na experiência de EJA desenvolvida no município de Santa Rita-PB, mais em particular na EMEFFMF, porque não nota-se a importância especialmente da qualificação profissional, associada aos conteúdos propedêuticos, de modo a se constituir efetivamente em uma experiência de inclusão social, se afirmando como um ensino público de qualidade e capaz de preparar os jovens em situação de vulnerabilidade para uma inserção mais digna no mercado de trabalho e na vida social? Havemos como hipótese que a EJA não se afirmou como política pública de inclusão social, não gozando de legitimidade na sociedade brasileira, nem de credibilidade na comunidade de Santa Rita-PB, devido aos problemas políticos e administrativos que envolvem a Educação, em nível nacional, e em particular nas gestões municipais. No capítulo 1, na introdução, resgataremos, em linhas gerais, a história das Políticas Públicas de EJA no Brasil. No capítulo 2, apresentaremos a formação histórica da política de EJA no Brasil. No capítulo 3, discutiremos as principais mudanças na política da EJA nos anos recentes no Brasil. E, por fim, no capítulo 4, analisaremos a experiência de ensino da EJA abordando a direção, supervisores, professores e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Francisco Marques da Fonseca” – Santa Rita - PB. A Fundamentação Teórica norteiam sobre POCHMANM, Marcio (2004); MANFREDI, Silvia Maria (2005); TASSIGNY, Mônica Mota (2005); SOUZA, Celina (2006); PRESTES, Emília Maria de Trindade (1998 - 2009); PRESTES, Emília Maria de Trindade & OLIVEIRA, Roberto Véras (2009); BRENNAND, Edna Gusmão de Góes et al (2012). A metodologia fundamenta-se em pesquisa bibliográfica e empírica. O campo empírico da pesquisa se volta para analisar entrevistas que se dirigem a ação dos gestores, educadores e alunos, no que diz respeito ao papel da construção das Políticas Públicas de Educação para a melhoria da EJA e a inclusão social. Portanto, a Educação de Jovens e Adultos tem feito seu papel no Brasil, principalmente na EMEF “Francisco Marques da Fonseca” - Santa Rita - PB, de forma ainda pouco efetiva. Trazendo às vezes desalento a milhares de jovens e adultos que nela estudam na modalidade de ensino da EJA, que é ausente do ensino técnico profissional que se houvesse em todas as escolas da EJA no Brasil geraria uma perspectiva de alcançar independência social, interesse maior para os conhecimentos teóricos da leitura e escrita na escola, e no mercado de trabalho com empregos assalariados com dignidade para todos.
Descrição: LIMA, Jocélio de Barros. O papel da inclusão social e das práticas públicas de educação: a EJA na EMEF Francisco Marques da Fonseca – Santa Rita-PB. 2014. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5827
ISSN: CDD 320.6
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