Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5828
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gomes, Aracele Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2014-10-21T17:35:13Z | - |
dc.date.available | 2014-10-21T17:35:13Z | - |
dc.date.issued | 2014-10-21 | - |
dc.identifier.issn | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5828 | - |
dc.description | GOMES, Aracele Barbosa. Educação do campo: uma história de conquistas e consagração de direitos. 2014. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O desenvolvimento social para o campo e mais especificamente a questão da educação voltada para essa realidade, tornaram-se um dos aspectos mais debatidos na agenda política do Brasil. O objetivo deste estudo é analisar o histórico da Educação do Campo como uma conquista de direitos educacionais, através do protagonismo dos movimentos sociais. Em decorrência desta concepção de Educação ser recente e complexa, optou-se pela pesquisa exploratória com abordagem qualitativa mediante a análise bibliográfica. Para tanto, na elaboração deste trabalho utilizou-se autores como Arroyo (2006), Caldart (2012) e Fernandes (2006), que nos últimos anos têm colaborado para os estudos nesta área. A partir desta pesquisa, constatou-se que as lutas pela elaboração da Educação do Campo e pela construção do seu conceito, através das regulamentações, leis e decretos criados ao longo desses anos, são ainda insuficientes para atender a pluralidade e as necessidades desse tipo específico de Educação. Uma vez que, as políticas públicas estabelecidas até o momento, não dispõem de condições favoráveis que possibilitem a sua efetivação. Estas considerações, longe de serem conclusivas, suscitam diversas indagações sobre o fenômeno estudado. As relevantes pesquisas e projetos desenvolvidos na área de educação do campo ainda são insuficientes dadas à amplitude e a importância dessa modalidade de educação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Otacílio Gomes da Silva Neto | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Movimentos sociais | pt_BR |
dc.subject | Direitos | pt_BR |
dc.title | Educação do campo: uma história de conquistas e consagração de direitos | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Aracele Barbosa Gomes.pdf | PDF - Aracele Barbosa Gomes | 782.17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.