Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5830
Título: Os jogos no ensino de matemática: uma sequência didática para o ensino das operações aritméticas
Autor(es): Gonçalves, Rosália Soares
Palavras-chave: Jogos matemáticos
Algorítmos
Operações aritméticas
Data do documento: 21-Out-2014
Resumo: O objetivo da pesquisa foi analisar as potencialidades e limitações do uso de jogos no ensino das operações aritméticas com Números Naturais (adição, subtração, multiplicação e divisão) em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Coremas – PB. Nesta pesquisa buscamos valorizar a importância do uso de jogos matemáticos no Ensino de Matemática, como afirmam Rêgo & Rêgo (2004) o jogo é um recurso que contribui para formação global dos estudantes e o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, além disso, o trabalho com jogos matemáticos pode propiciar ao professor da Educação Básica uma alternativa para a elaboração de estratégias didáticas com objetivos de melhorar o processo de ensino-aprendizagem de Matemática. A intervenção didática foi composta de duas atividades com o uso de jogos com objetivos de despertar a motivação, a concentração, a auto-estima e o interesse dos estudantes pelo estudo das quatro operações aritméticas. Com a aplicação das atividades pudemos verificar que os sujeitos apresentaram pouco domínio com relação ao valor posicional dos algarismos, não dominam os conceitos das operações e tem dificuldades de leitura e interpretação dos enunciados dos problemas. A análise dos resultados obtidos na aplicação das atividades revelou que os sujeitos da pesquisa evoluíram quanto à auto-estima, a motivação e a relação com a Matemática e apresentaram uma melhor compreensão quanto às operações aritméticas. O comportamento dos estudantes durante a realização das atividades revelou que estas provocaram reflexões, sobre a importância do uso de jogos nas aulas de Matemática, de modo geral, foram atingidos os objetivos propostos em cada atividade realizada com os estudantes.
Descrição: GONÇALVES, Rosália Soares. Os jogos no ensino da matemática: uma sequência didática para o ensino das operações aritméticas. 2014. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5830
ISSN: CDD 510
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rosália Soares Gonçalves.pdfPDF - Rosália Soares Gonçalves1.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.