Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5863
Título: Motivação no trabalho: um estudo com servidores do setor de taquigrafia do Tribunal de Justiça da Paraíba
Autor(es): Azevedo, Renata Alcantara de Oliveira
Palavras-chave: Motivação
Motivação no trabalho
Taquigrafia
Data do documento: 29-Out-2014
Resumo: O presente trabalho monográfico tem como objetivo central analisar os fatores que mais influenciam na motivação dos servidores do Setor de Taquigrafia do Tribunal de Justiça da Paraíba em suas atividades laborais. Inicialmente, abordou-se o tema motivação, apresentando as principais teorias relacionadas a essa temática. Tratase de uma pesquisa aplicada, sendo um estudo de caso, com características da técnica de pesquisa explicativa e método descritivo. Considerando a Teoria de Dois Fatores de Frederick Herzberg, através da pesquisa de campo, por meio do questionário fechado, identificou-se o nível de concordância dos servidores com alguns fatores higiênicos e motivacionais no ambiente de trabalho e na organização. Os fatores higiênicos se referem ao contexto do trabalho e os fatores motivacionais estão relacionados ao conteúdo do trabalho. O questionário foi estruturado em duas partes: a primeira diz respeito aos aspectos sociodemográficos e funcional dos pesquisados; e a segunda, aos fatores higiênicos e motivacionais. Os resultados auferidos pela pesquisa indicam que alguns fatores higiênicos, como salário, benefícios e políticas da organização, destacam-se com altos percentuais de discordância, o que eleva a insatisfação dos servidores no trabalho. Os fatores motivacionais de reconhecimento, oportunidade, conteúdo do trabalho e equidade externa, também influenciam negativamente, diminuindo, assim, a satisfação dos servidores em suas atividades laborais. O estudo revela a necessidade de melhoria de trabalho para que os servidores do Setor de Taquigrafia do Tribunal de Justiça da Paraíba elevem a motivação no desempenho de suas atividades, de forma a contribuir para a melhoria de políticas e práticas organizacionais da instituição.
Descrição: AZEVEDO, R. A. de O. Motivação no trabalho: um estudo com servidores do setor de taquigrafia do Tribunal de Justiça da Paraíba. 2014. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Planejamento e Gestão Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5863
Aparece nas coleções:V - PGP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renata Alcantara de Oliveira Azevedo.pdfRenata Alcantara de Oliveira Azevedo1.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.