Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5875
Título: O currículo e a educação contextualizada no campo
Autor(es): Leite, Terezinha Vieira de Sousa
Palavras-chave: Educação do campo
Educação contextualizada
Currículo
Data do documento: 29-Out-2014
Resumo: Considerando a temática “a Educação do Campo e o currículo em processo transitório”, nesta pesquisa, demos ênfase à discussão dos Movimentos Sociais e MST (Movimento Sem Terra) através da Educação Contextualizada no Campo. Desse modo, estabelecemos um diálogo entre o conhecimento escolar e as possibilidades concretas do meio social no qual a escola está inserida, com vias a favorecer uma estreita relação entre o político e o pedagógico na práxis educativa. Reconhecendo a Educação do Campo como avanço e um marco histórico para os Movimentos Sociais, dentro da perspectiva das práticas pedagógicas, vivenciadas nas escolas de assentamentos do MST e o modelo de educação escolar básica restam-nos a questão: o currículo da escola do campo é contextualizado? Para o feito, utilizamos como metodologia uma revisão bibliográfica utilizando as publicações dos principais autores da área. No campo empírico foi realizada uma entrevista com uma professora que atua na Educação do Campo. Acreditamos que para que haja uma transformação nas ações educacionais voltadas para o meio rural se faz necessário formar profissionais com uma visão ampla do fenômeno educativo, que favoreça a percepção das relações de poder e dos jogos de interesses presentes na sociedade capitalista, que produz as desigualdades para a manutenção dos seus privilégios. Para tanto, é imprescindível o engajamento político desses profissionais na luta cotidiana por uma educação que respeite a singularidade do povo brasileiro, em especial, os costumes e a cultura da população do campo, auxiliando-os no processo de afirmação de sua identidade e desenvolvimento de suas potencialidades.
Descrição: LEITE, Terezinha Vieira de Sousa. O currículo e a educação contextualizada no campo. 2014. 40f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5875
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Terezinha Vieira de Sousa Leite.pdfTerezinha Vieira de Sousa Leite 1.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.