Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5896
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nascimento, Alane Gomes de Albuquerque | - |
dc.date.accessioned | 2014-10-30T13:59:31Z | - |
dc.date.available | 2014-10-30T13:59:31Z | - |
dc.date.issued | 2014-10-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 510. 7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5896 | - |
dc.description | NASCIMENTO, A. G. de A. A resolução de problemas no ensino do conceito de funções no 1º ano do Ensino Médio. 2012. 57f. Monografia (Especialização em Educação Matemática para Professores do Ensino Médio)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | Muitas evidências vêm sendo acumuladas no que diz respeito a processos eficazes para a aprendizagem matemática e um desses processos, segundo Walle (2009), que têm sido um veículo poderoso é a Resolução de Problemas. Pelo fato de muitos alunos apresentarem dificuldades quanto à aprendizagem de Funções, investigamos nesta pesquisa a contribuição da Resolução de Problemas no ensino deste conteúdo no 1º ano do ensino médio. Classificamos nossa pesquisa como pesquisa qualitativa, o caminho utilizado para a elaboração deste trabalho foi à revisão bibliográfica sobre as concepções dos trabalhos de alguns pesquisadores da área da Resolução de Problemas como, Lourdes Onuchic, Van de Walle, George Polya, em livros, internet, artigos, teses, dissertações e uma pesquisa junto aos 13 alunos de uma turma do 1º ano do ensino médio do Colégio Central de Ensino localizado na cidade de Aroeiras-PB. A aprendizagem é um resultado do processo de Resolução de Problemas, pois suas tarefas são centradas mais no aluno do que no professor, já que o ensino começa e se constrói com as ideias que os alunos possuem, ou seja, seus conhecimentos prévios. Esta pesquisa permitiu concluir que o ensino de Funções, assim como outro conteúdo qualquer, via Resolução de problemas não é tarefa fácil, mas há boas razões para prosseguir neste esforço, pois a Resolução de problemas concentra a atenção dos alunos sobre ideias e em dar sentido às mesmas, desenvolve a convicção de que eles são capazes de fazer matemática e de que a Matemática faz sentido. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Silvânio de Andrade | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Resolução de problemas | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.title | A resolução de problemas no ensino do conceito de funções no 1º ano do Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EMPEM - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Alane Gomes de Albuquerque Nascimento.pdf | Alane Gomes de Albuquerque Nascimento | 1.48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.