Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5900
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Lúcia de Fátima Silva | - |
dc.date.accessioned | 2014-10-30T14:00:35Z | - |
dc.date.available | 2014-10-30T14:00:35Z | - |
dc.date.issued | 2014-10-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 516. 24 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5900 | - |
dc.description | LIMA, L. de F. S. A trigonometria na circunferência a partir da resolução de situações-problemas: um novo olhar para a sala de aula. 2014. 53f. Monografia (Especialização em Matemática para Professores do Ensino Médio)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve como objetivo desenvolver uma proposta de ensinoaprendizagem na prática de sala de aula, com relação ao conteúdo Trigonometria na Circunferência, pautada na metodologia da Resolução de Problemas, desenvolvida mediante uma experiência vivida em nossa própria prática com professora/pesquisadora. A pesquisa inicia-se com uma breve reflexão acerca das contribuições da Resolução de Problemas no ensino de Matemática, alicerçada nas concepções da Teoria de Polya, além de outros autores, como Hilbert, Silva, Martins, Nascimento, que demonstraram grande interesse e diversas contribuições acerca desta metodologia. No decorrer desta pesquisa pretende-se apontar novos caminhos para uma aprendizagem mais eficaz da Trigonometria, visando não à memorização ou a simples aplicações de fórmulas enfadonhas e por vezes desnecessárias, mas buscando na Resolução de Problemas um meio de apreensão dos conceitos envolvidos neste eixo-temático que muitas vezes causa repulsa e medo em alunos recém-chegados ao Ensino Médio. Procurando levar o aluno a observar, registrar e refletir sobre aquilo que está aprendendo. Diante disso, foram apresentadas aos alunos algumas situações-problemas que estimularam os mesmos a pensar e a buscar suas próprias soluções. Diante dos resultados obtidos, podemos destacar que a metodologia da Resolução de Problemas, veio contribuir para a construção de novos conceitos e de novos conteúdos, associados ao ensino da Trigonometria, antes mesmo de sua apresentação em linguagem Matemática formal, como também veio favorecer a autonomia do aluno, como sujeito pensante que detém o poder de decisão diante dos desafios que lhes são apresentados, o empenho dos mesmos na realização de todas as atividades propostas e a cooperação mútua entre alunos e professor, fazendo com que a compreensão da Trigonometria vá além das fórmulas e técnicas, garantindo assim um ensino-aprendizagem satisfatórios dentro dos objetivos propostos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Silvânio de Andrade | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de trigonometria | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Resolução de problemas | pt_BR |
dc.subject | Trigonometria | pt_BR |
dc.title | A trigonometria na circunferência a partir da resolução de situações-problemas: um novo olhar para a sala de aula | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EMPEM - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Lúcia de Fátima Silva Lima.pdf | Lúcia de Fátima Silva Lima | 7.74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.