Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5901
Título: Dermestes maculatus DeGeer (Coleoptera, Dermestidae) associado a carcaças expostas de Sus scrofa L. em uma área situada em microrregião do sertão paraibano
Autor(es): Marcolino, Zuleica Leopoldino
Palavras-chave: Besouro do couro
Entomologia
Fatores abióticos
Data do documento: 30-Out-2014
Resumo: A atividade dos insetos necrófagos, no processo de decomposição de uma carcaça, está intimamente associada aos fatores abióticos. Dentre esses insetos está a espécie foco do presente estudo, Dermestes maculatus DeGeer, que é um besouro cosmopolita, que, normalmente, ocorre em associação a produtos armazenados e a corpos humanos. Nessa última associação, apresenta potencial para auxiliar em estimativas do intervalo post-mortem. O trabalho objetivou monitorar os espécimes de Dermestes maculatus DeGeer (Coleoptera, Dermestidae), associados a carcaças expostas de Sus scrofa L., em uma área situada em microrregião do Sertão Paraibano. O estudo foi realizado na Fazenda Tamanduá, pertencente ao município de Santa Terezinha, PB. As coletas foram realizadas por 30 dias consecutivos, das 09 às 11 horas, nas estações chuvosa e seca de 2012. Por estação, foi disponibilizada uma carcaça de suíno, em gaiola de madeira telada. Abaixo dessa, foi inserida no solo uma bandeja de madeira com maravalhas. Para a aferição diária da temperatura e umidade relativa foi instalado um termo-higrômetro in loco. Outros fatores abióticos foram obtidos junto a órgãos responsáveis. Os dados foram submetidos à análise de correlação de Spearman. Foram verificados os mesmos estágios do processo de decomposição em ambas as estações, decomposição inicial, putrefação, putrefação escura e seco. Entretanto, houve diferença na sua duração. Na estação chuvosa, a duração foi de 1, 3, 3 e 23 dias, enquanto que na seca, foi de 1, 2, 6 e 21 dias, respectivamente. Na estação chuvosa, a colonização dos adultos ocorreu no 5º dia e das larvas no 12º dia. Na estação seca, tanto os adultos como as larvas se fizeram presentes no 2º dia. Foi observada correlação entre algumas variáveis analisadas. Verifica-se que nessa microrregião do Sertão Paraibano, D. maculatus apresentou plasticidade frente aos fatores abióticos peculiares do local e que investigações posteriores se fazem necessárias.
Descrição: MARCOLINO, Z. L. Dermestes maculatus DeGeer (Coleoptera, Dermestidae) associado a carcaças expostas de Sus scrofa L. em uma área situada em microrregião do sertão paraibano. 2013. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5901
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Zuleica Leopoldino Marcolino.pdfZuleica Leopoldino Marcolino2.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.