Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5916
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Melo, Erika Maria Gouveia de | - |
dc.date.accessioned | 2014-10-30T17:07:46Z | - |
dc.date.available | 2014-10-30T17:07:46Z | - |
dc.date.issued | 2014-10-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 363.73 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5916 | - |
dc.description | MELO, Erika Maria Gouveia de. O uso de vídeos na contextualização do ensino de química e a visão dos alunos sobre a utilização desses recursos em sala de aula. 2014. 57f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | As mudanças decorrentes da sociedade contemporânea nos remetem a uma organização curricular que desperte no aluno o pensamento crítico-reflexivo diante dos fatos, uma visão e posicionamentos próprios frente aos novos avanços científicos e tecnológicos, de modo que, o educando encontre-se como sujeito integrante e participativo de um mundo em constante mudança. Nessa perspectiva, o ensino de Química deve priorizar não só o caráter informacional, mas também, sua importância e relevância refletida nos acontecimentos sociais, históricos, tecnológicos, políticos e econômicos de forma que o aluno construa suas próprias idéias e relacione o conhecimento dentro dos espaços escolares com a vivência social. Fazendo uso de recursos audiovisuais como vídeo, o professor pode dinamizar sua prática pedagógica e estimular o interesse e a motivação por novos conhecimentos. Nesse sentido, este trabalho teve por finalidade estimular a capacidade comunicativa e discursiva por meio da utilização de vídeos no ensino de Química; refletir sobre o quanto essa ferramenta pode auxiliar no processo de aprendizagem, no despertar de interesse e motivação e investigar as consequências educacionais e a percepção dos alunos diante da utilização desse recurso. Para tanto, a prática educacional foi calcada numa concepção contextualizada através de temas geradores. O estudo foi realizado através de uma pesquisa-ação de natureza qualitativa e quantitativa aplicada a alunos do Ensino Médio, de uma escola estadual do Estado da Paraíba. Os vídeos, como recurso didático, mostraram-se um eficaz e relevante instrumento facilitador na contextualização, estimulador em salas de aula e motivador de novas descobertas e da capacidade de aprender e continuar aprendendo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Soraia Carvalho de Souza | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Linguagem audiovisual | pt_BR |
dc.subject | Química | pt_BR |
dc.title | O uso de vídeos na contextualização do ensino de química e a visão dos alunos sobre a utilização desses recursos em sala de aula | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Erika Maria Gouveia de Melo.pdf | Erika Maria Gouveia de Melo | 1.53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.