Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5918
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGomes, Maria Goret Diniz-
dc.date.accessioned2014-10-30T17:08:13Z-
dc.date.available2014-10-30T17:08:13Z-
dc.date.issued2014-10-30-
dc.identifier.otherCDD 372.6-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5918-
dc.descriptionGOMES, Maria Goret Diniz. O papel do professor(a) na leitura e na escrita na alfabetização: 3º ano do ensino fundamental. 2014. 40f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo compreender o papel do professor(a) na leitura e na escrita, correlacionando o pensamento dos autores referidos na fundamentação teórica com as minhas práticas pedagógicas desenvolvidas em minha sala de aula. No decorrer do dia a dia em sala de aula, nos deparamos com esta questão: aluno(a) que não sabe ler nem escrever.O ato de escrever e ler são antes de tudo aprender a ler o mundo, já que o alfabetizando tem que se conscientizar da realidade em sua volta de forma crítica. Portanto, o tema escolhido para este estudo se justifica em uma preocupação em despertar nos alunos e alunas, o gosto pela leitura e escrita, abrir caminhos para que desenvolva estas competências com efetiva compreensão. A metodologia usada para o desenvolvimento desse trabalho foi realizada através de: pesquisa bibliográfica, análise e reflexão teórica, atividades desenvolvidas pelos alunos e alunas em sala de aula, bem como minha prática pedagógica considerando-a também como importante ferramenta nesse processo de construção do saber-aprender. Diante do exposto, pode-se concluir que a leitura e a escrita tem um papel muito importante na vida do aluno(a), pois permite que através do conhecimento o aluno(a)aumente a sua capacidade de compreender o mundo de forma crítica. Foi feita a pesquisa do referencial teórico de acordo com os aspectos relevantes com o tema, com os autores: Ferreiro (1996); Freire (1989), (1996); Martins (1991) e outros.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Simone Joaquim Cavalcantept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.titleO papel do professor(a) na leitura e na escrita na alfabetização: 3º ano do ensino fundamental.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Goret Diniz Gomes.pdfMaria Goret Diniz Gomes 3.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.