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dc.contributor.authorPereira, Maria do Socorro Cosme-
dc.date.accessioned2014-10-30T17:11:37Z-
dc.date.available2014-10-30T17:11:37Z-
dc.date.issued2014-10-30-
dc.identifier.otherCDD 371.58-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5919-
dc.descriptionPEREIRA, Maria do Socorro Cosme. Indisciplina no âmbito escolar: uma transgressão eu interfere no processo de ensino-aprendizagem. 2014. 47f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.pt_BR
dc.description.abstractConsiderando que a indisciplina é um dos maiores obstáculos pedagógicos na percepção dos professores com os quais convivemos, objetivamos analisar como este fenômeno educativo interfere no processo de ensino/aprendizagem, especialmente na escola na qual lecionamos, a Escola Estadual Padre Ibiapina, localizada em João Pessoa/PB. Para tanto, buscamos subsídios em alguns teóricos, tais como Moraes (2007), Vasconcelos (2013), Aquino (1996), Rodrigues (2001), dentre outros que debatem a questão disciplinar, partindo especialmente das mudanças que ocorrem nos diversos âmbitos da sociedade; sobre suas causas e consequências e, principalmente, sua influência no aprendizado dos alunos. Infelizmente, em nosso país e, consequentemente, em nosso estado, a indisciplina no âmbito escolar tem se tornado cada vez mais frequente e presente nas relações pedagógicas. Diante desse fato, cada vez mais os professores sofrem sem saber que atitude tomar em relação ao aluno indisciplinado. Essa transgressão (indisciplina), tornando-se um binômio, está ligada à disciplina, uma vez que uma depende da outra. Assim sendo, a indisciplina só encontra significado dentro de um quadro de referência, a partir de um sistema de valores que a exclua. Nesta perspectiva, buscamos compreender até que ponto essa transgressão interfere na construção da aprendizagem, pelo fato de que não se consegue pensar, agir, amar, trabalhar, sem seguir os valores éticos. Partindo dessa premissa, nesta pesquisa, que se configura como um estudo de caráter exploratório, procedeu-se uma revisão da literatura, bem como foi aplicado um questionário a um grupo de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (tarde) e aos 7 professores, na tentativa de compreender o tema em pauta, especialmente suas causas e consequências.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Valdecy Margarida da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectIndisciplinapt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectDiscentespt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleIndisciplina no âmbito escolar: uma transgressão eu interfere no processo de ensino-aprendizagempt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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