Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5923
Título: Educação, professoralidade e subjetividade: singularidade das professoras do Lyceu Paraibano
Autor(es): Nóbrega, Francisca Vânia Rocha
Palavras-chave: Educação
Ensino e aprendizagem
Carreira docente
Memória
Data do documento: 30-Out-2014
Resumo: Esse estudo tem como objetivo relacionar educação, professoralidade, processos de subjetivação e memórias das professoras do Lyceu Paraibano, na tentativa de compreender melhor o processo ensino/aprendizagem e as práticas pedagógicas vivenciadas em nossas escolas. Ao longo da nossa história e da história de nossos antepassados, analisando a história de vida dessas professoras, bem como suas experiências, escolhas e valores, na perspectiva de que haja singularidades na professoralidade de cada profissional da educação. Pois como afirma Pierre Dominicé (2008), urge que aproximemos e problematizemos sobre auto-bio-grafia e Educação para uma melhor e mais ampla reflexão sobre a prática pedagógica, a formação dos professores, suas memória e subjetividade. A docência marca e caracteriza o fazer pedagógico de cada indivíduo, mesmo que estes pertençam a um mesmo grupo, a uma categoria, a uma coletividade, uma vez que a professoralidade é o jeito, a maneira própria que cada profissional da educação cria, produz, para interagir com os alunos, bem como o modo de construir conhecimentos em sala de aula. Nesse sentido, o presente estudo tem como eixo central a análise dos paradigmas das práticas educacionais que permearam e que permanecem nas salas de aula até os dias atuais, tanto no tocante ao processo ensino/aprendizagem quanto à questão da subjetividade e da professoralidade, através das memórias das professoras do Lyceu paraibano, buscando uma compreensão mais profunda da atual estrutura educacional do nosso país, bem como uma melhor compreensão da questão de gênero professor/professora. A pesquisa contempla a percepção de como a história da educação foi e é vivenciada, e de como perpassa pela vida do docente e da sociedade como um todo, bem como a busca de possíveis indícios para a compreensão da atual crise que perpassa a educação e os seus profissionais.
Descrição: NÓBREGA, Francisca Vânia Rocha. Educação, professoralidade e subjetividade: singularidade das professoras do Lyceu Paraibano. 2014. 60f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5923
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisca Vânia Rocha Nóbrega.pdfFrancisca Vânia Rocha Nóbrega 780.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.