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dc.contributor.authorSantana, José Romero Soares-
dc.date.accessioned2014-10-31T13:25:39Z-
dc.date.available2014-10-31T13:25:39Z-
dc.date.issued2014-10-31-
dc.identifier.otherCDD 299.6-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5925-
dc.descriptionSantana, J. R. S. Do terreiro ao templo. 2014. 46f. Monografia (Especialização em História e Cultura Afro-Brasileira) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractSeguir a trilha das religiões indígenas e afro-brasileiras é o primeiro passo para compreender, dois períodos importantes da história destas religiões, a década de 1960 e a década de 1980, que representou mudanças na estrutura social tanto nacional como local, e é neste campo que se desenrola o embate, entre as religiões afro-brasileiras, cuja origem remete-se a estrutura social e mágico-religiosa das tribos africanas e a federação dos cultos africanos na Paraíba que buscou de todas as formas, moldar, um padrão que legitimasse sua regulamentação neste Estado, que usava de práticas repressoras, inclusive com a força policial. É deste contexto que o governador do Estado João Agripino, surge como um interventor, considerado pela federação como o “verdadeiro protetor” dos cultos afro-brasileiro, por ter legalizado sua prática no espaço social da Paraíba. Se a nível constitucional os cultos afro-brasileiros deixaram de ser perseguidos e marginalizados, assistiu-se, entretanto, nas duas décadas seguintes, uma nova forma de perseguição e de marginalização, desta vez desencadeada pela atuação do neopentecostalismo notadamente da Igreja Universal do Reino de Deus, que traz a teologia da prosperidade, cujo impacto se tornou um dos motivos que levou ao fechamento de terreiros localizado no bairro de José Pinheiro na cidade de Campina Grande objetivando o estudo em questão ao qual me debruço para entender este momento. Este é um discurso que vem alimentando o preconceito, criando e reformulando o imaginário a respeito destas práticas religiosas, associando seus rituais ancestrais as chamadas práticas demoníacas.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Ivonildes da Silva Fonsecapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectReligião Afro-brasileirapt_BR
dc.subjectSociedade-Repressãopt_BR
dc.subjectCulto Religiosopt_BR
dc.titleDo terreiro ao templopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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