Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5926
Título: Da senzala à ficção: as nuances da escravidão na telenovela Sinhá Moça
Autor(es): Feitosa, Klênnia Nunes
Palavras-chave: Análise Literária
Novela
Escravidão
Negro - Esteriótipo
Data do documento: 31-Out-2014
Resumo: Esta monografia é o resultado de uma análise sobre as nuances da escravidão na telenovela Sinhá Moça da Rede Globo de Televisão, exibida no ano de 2006, no horário das 18h. No desenrolar dessa história percebermos a ausência de valores nacionais próprios, associando o negro a um ser submisso e passivo à realidade vivida. Nesse sentido, o nosso objetivo foi investigar de que maneira o processo de escravidão e abolição foi retratado na telenovela Sinhá Moça. Para tanto, realizamos uma pesquisa à luz do método Narrativo do tipo Contextual, sendo a abordagem qualitativa.Para uma melhor compreensão da pesquisa, dividimos as observações em três capítulos distintos,apresentando como fio condutor e ponto de partida de nossas reflexões uma breve contextualização histórica da sociedade brasileira, desde o período de sua formação nos tempos do escravismo colonial. Com o auxílio de alguns agregadores de informação no aprofundamento teórico, enfatizamos conceitos como: escravidão, identidade e estereótipo. Com as contribuições de Joel Zito Araújo (2004), Stuart Hall (1999), Roger Chartier (1990) e José D‟ Assunção Barros (2009). Concluímos que o perfil estereotipado negativamente, de passividade e ausência de núcleo familiar, além de preconceituoso na formação da identidade desse povo, é marcante na telenovela.
Descrição: Feitosa, K. N. Da senzala à ficção: as nuances da escravidão na telenovela Sinhá Moça. 2014. 69f. Monografia (Especialização em História e Cultura Afro-Brasileira) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5926
Aparece nas coleções:I - HCAB - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Klênnia Nunes Feitosa.pdfKlênnia Nunes Feitosa14.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.