Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5942
Título: Gestão escolar estadual e municipal da sede do Município de Santa Helena-PB: potencialidades e fragilidades
Autor(es): Rodrigues, Maria Rosimar Gomes dos Santos
Palavras-chave: Educação
Administração
Gestão escolar
Data do documento: 4-Nov-2014
Resumo: O trabalho Gestão Escolar Estadual e Municipal da Sede do Município de Santa Helena - PB: Potencialidades e Fragilidades surgiu do meu interesse como aluna do Curso de Pós-Graduação em Nível de Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares/ da UEPB (Universidade Estadual da Paraíba). Buscando conhecer um pouco mais dos processos da gestão escolar, especificamente na contraposição e comparação das atividades nas esferas municipal e estadual, a fim de caracterizá-los e distingui-los. Acreditando ser de grande valor identificar oposições contextuais, com o intuito de contribuir para a melhoria da visão que se tem destes profissionais e de seus campos de atuação. Tendo como objetivo geral realizar um estudo comparativo, no qual se busca evidenciar potencialidades e fragilidades dos contextos analisados. Para tanto, tivemos que recorrer à história, compreender as raízes da evolução educacional brasileira, analisar como se deu a passagem dos conceitos de administração escolar para gestão escolar, pautando-nos nos estudos e contribuições de Otaíza de Oliveira Romaneli, Roberto Jarry Richardson, Heloísa Lück, entre outros também importantes neste processo. Para só então, avançar para a atualidade, discutir ideias e abordar nosso problema. Especificamente: Discutir sobre as diferenças existentes entre o contexto de atuação dos gestores escolares da esfera municipal e da esfera estadual na cidade de Santa Helena, Paraíba. Em seguida, analisamos os dados obtidos através de questionários, e individualizamos questões ao passo que generalizamos outras, na tentativa de chegarmos a uma conclusão. Esperando, assim, comprovar que efetivamente, o contexto de atuação do gestor municipal torna-se por diversos fatores menos complexo do que o contexto em que está inserido o gestor estadual.
Descrição: RODRIGUES, Maria Rosimar Gomes dos Santos. Gestão escolar estadual e municipal da sede do Município de Santa Helena-PB: potencialidades e fragilidades. 2014. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5942
ISSN: CDD 371.201 1
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Rosimar Gomes dos Santos Rodrigues.pdfPDF - Maria Rosimar Gomes dos Santos Rodrigues499.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.