Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5947
Título: Teoria e história da educação do campo: construindo saberes
Autor(es): Simões, Maria Gorete de Freitas
Palavras-chave: Educação do campo
Conceito
História
Data do documento: 4-Nov-2014
Resumo: A Educação do Campo tem se realizado através de conquistas significativas na luta por políticas educacionais voltadas para as populações historicamente marginalizadas. Por ser um movimento pedagógico novo, não é fácil conceitua-lo, conforme Cardal (2004). Porém, por não haver um conceito que garanta um entendimento absoluto sobre a Educação do Campo, há realidade em seus métodos e políticas no tocante a modelos de pedagogia alternativos com bases acadêmicas sólidas que estão sendo largamente aplicados no Brasil. Isso representa um rompimento com toda a história de exclusão envolvendo nossa educação, conforme Aranha (2011. Além do mais, os desafios e conquistas enfrentados pela Educação do Campo revela a força dos movimentos sociais organizados que conseguiram associar as suas lutas com melhorias efetivas para os povos do campo, conforme Munarim (2012). Isso implica em novas e alternativas formas de lidar com o campo em que a educação tem tido um papel crucial nessa nova visão de cultura, afastada do atraso engendrado pela educação, e do campo como lugar de lucro, prerrogativa de agronegócio.
Descrição: SIMÕES, Maria Gorete de Freitas. Teoria e história da educação do campo: construindo novos saberes. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5947
ISSN: CDD 370
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Gorete de Freitas Simões.pdfPDF - Maria Gorete de Freitas Simões471.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.