Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5951
Título: Caminhos à aprendizagem: uso da literatura de cordel
Autor(es): Pereira, Francisca Irineuza Alves de Lacerda
Palavras-chave: Literatura
Aprendizagem
Literatura de cordel
Data do documento: 4-Nov-2014
Resumo: A literatura de cordel vem trazer grande contribuição no campo da educação, principalmente no que se refere à construção do pensamento critico, à formação do mundo de uma pessoa e, até mesmo, à formação do próprio profissional. Muitas são as possibilidades de serem supridas as necessidades do conhecimento literário através da literatura de cordel. O fato principal é que ela surgiu juntamente com a literatura propriamente dita, mas não era explicita e expressa como no dia de hoje. Essa pesquisa teve como objetivo desenvolver um levantamento bibliográfico da Literatura de Cordel tendo como foco a aprendizagem dos alunos. O presente trata justamente da historicidade dessa literatura, mostrando sua atuação na educação, como também, contribuindo com sua identificação nos dias atuais, através das suas várias características de estrofes, métrica, ritmo, rima e organização das frases, entendimento e interpretação, o perfil exigido por ela e, por conseguinte, o perfil de alguns cordelistas, necessário para se entender a estruturação do corpo de cada verso. Com isso, o cordel passa a ser visto como parte integrante e indispensável da literatura brasileira, contribuindo para a compreensão de diferenças regionais, já que se remete à cultura nordestina, dentre outras. Literatura de cordel é poesia popular, é história contada em versos, em estrofes a rimar, escrita em papel comum feita pra ler ou contar.
Descrição: PEREIRA, Francisca Irineuza Alves de Lacerda. Caminhos à aprendizagem: uso da literatura de cordel. 2014. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Itaporanga, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5951
ISSN: CDD 398.5
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisca Irineuza Alves de Lacerda Pereira.pdfPDF - Francisca Irineuza Alves de Lacerda Pereira804.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.