Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5957
Título: O texto não-verbal em sala de aula
Autor(es): Sousa, Francielza Maria dos Santos
Palavras-chave: Leitura
Texto não-verbal
Aprendizagem
Escola
Professores
Alunos
Data do documento: 4-Nov-2014
Resumo: Este estudo apresenta uma proposta de trabalho que privilegia uma análise de como os textos não-verbais são trabalhados nas aulas da disciplina de Língua Portuguesa, no Ensino Médio. Para ampará-la, apresenta-se pontos de vista teóricos de autores como Martins, Freire, Ana Mãe Barbosa, Barbero, entre outros, que defendem a leitura de imagens como necessária para a completa alfabetização, já que, quando somos inseridos no mundo escolar nos tornamos alfabetizados somente com números e palavras e, no entanto falta-nos algo mais para entendermos o mundo que está à nossa volta. Mundo esse que não é mais feito somente por estes dois códigos. Podemos afirmar que nossa cultura visual é vasta e rica, e estamos submetidos a um mundo de imagens que muitas vezes não entendemos. A criança, antes mesmo de ser alfabetizada já faz leitura de imagem, reconhece diversos produtos através da linguagem visual. Em provas de vestibular é comum que as figuras apareçam como forma de trazer dados que nem sempre estão no texto, justamente para dificultar o trabalho do estudante, podendo ser vistas como um “pega”. Isso mostra a necessidade de uma alfabetização visual, desde a Educação Infantil à Universidade. Perceber a forma como estão sendo realizadas leituras de imagens nas escolas é intenção primeira para contemplar o que proponho no presente momento. Faz-se necessário, então, a pesquisa de campo, realizada com os alunos do 1º ano do ensino médio, na escola da Rede Estadual Advogado Nobel Vita, onde conheci como os professores de Língua Portuguesa estão realizando leituras de imagens em suas aulas. A presente pesquisa será realizada pelo método dialético, possibilitando a sondagem dos participantes objetivando traçar algumas experiências dos mesmos, para assim chegarmos a dados mais concretos sobre a prática da leitura de imagens. Além da aplicação de questionário os alunos vivenciaram diferentes atividades referente a comunicação visual. A pesquisa acontecerá dentro de uma abordagem quantitativa traduzindo em números opiniões e informações com a finalidade de classificá-los e organizá-los. Um dos motivos para a realização deste trabalho foi o fato de constatar que as imagens estão muito presentes na vida dos alunos Na escola, o aluno está em constante contato com as imagens principalmente no livro didático, que constitui, na maioria das vezes, sua única fonte de leitura. Portanto, precisamos aprender a ler imagens. Pois assim como se aprende a ler, deve-se aprender a ver, sendo necessário entender, interpretar e operar com os códigos visuais. Ao término deste trabalho percebi que a utilização da comunicação visual é bem aceita pelos alunos, e esta linguagem contemplaria o que aponta o PCN.
Descrição: SOUSA, Francielza Maria dos Santos. O texto não-verbal em sala de aula. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5957
ISSN: CDD 371.3
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francielza Maria dos Santos Sousa.pdfPDF - Francielza Maria dos Santos Sousa1.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.