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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5965
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Adelino, Elis Gardênia Chaves | - |
dc.date.accessioned | 2014-11-05T12:45:07Z | - |
dc.date.available | 2014-11-05T12:45:07Z | - |
dc.date.issued | 2014-11-05 | - |
dc.identifier.issn | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5965 | - |
dc.description | ADELINO, Elis Gardênia Chaves. As influências da rede social Facebook: nos processos de ensino aprendizagens da Escola Estadual de Ensino Médio Governador Clóvis Bezerra Cavalcanti. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho monográfico apresenta algumas reflexões e análises sobre as influências da rede social Facebbok: nos processos de ensino aprendizagens da Escola Estadual de Ensino Médio Governador CLóvis Bezerra Cavalcanti, situada na cidade de Dona Inês, Paraíba. O foco da pesquisa foi investigar sobre o uso do Facebook e se este está ajudando ou prejudicando os processos de ensino aprendizagens na referida escola. Teve como motivação a inquietação de alguns professores e alunos sobre as influências que esta rede social está inferindo na prática docente e discente. Desta forma identificou-se que alguns professores recusam-se, ou não tem se esforçado, a acompanhar o ritmo acelerado de busca e acesso as informações/comunicações através das novas TICs - Tecnologias da Informação e Comunicação - em suas atividades cotidianas. Para a realização dessa pesquisa foi desenvolvido um estudo de caso fundamento em Richardson (1999), Gil (2002), Marconi e Lakatos (2006), entre outros estudiosos. Sendo assim, para a realização da investigação buscamos levantar subsídios para compreender os motivos que conduzem alguns professores e alunos a tamanha inquietação. Desta forma, o trabalho ora apresentado teve como forma de abordagem a pesquisa quantitativa cuja modalidade foi pesquisa campo, contemplando os objetos de cunho exploratório e descritivo. As técnicas utilizadas para coleta de dados foram dois questionários (Anexos 1 e 2), aplicados com os professores e alunos, respectivamente, e observação. E os instrumentos empregados foram: conversa informal com alunos e professores, observação das práticas docentes e discentes e roteiro de perguntas utilizadas para o questionário. Contudo, para melhor estruturarmos este trabalho, subdividimos em: paradigmas educacionais, conceituando e englobando-os em seus processos históricos, desde o tradicional ao emergente; também conceitua cibercultura, ciberespaço e cibercidade e suas interconexões na era tecnológica educacional; aborda, sucintamente sobre nativos e imigrantes digitais, bem como a linguagem digital utilizadas por eles no ciberespaço e suas influências nas atividades escolares cotidianas, demonstrando as influências do Facebook nos processos de ensino apredizagens, sendo todas as partes baseadas em dados teóricos e empíricos. Num primeiro momento, a pesquisa será introduzida de forma breve, em seguida apresentaremos os procedimentos metodológicos, ou seja, o desenho da investigação. Neste item será abordado os objetivos, tema, hipóteses, coleta de dados, tipologia do estudo, procedimentos e abordagens do problema. Para fundamentar a metodologia recorremos aos pesquisadores Richardson (1999), Araújo (2000), Gil (2002), Marconi e Lakatos (2006), logo após apresentaremos a fundamentação teórica que será embasada nos estudiosos supracitados, como também, Lemos (2004), Lévy (1999), Castells (2000), Gardner (2000), Silva (2009), Ferreira; Carpim & Behrens ((2010), Libâneo (1994), Queiroz & Moita (2007), Fontenele (2013), entre outros. Por fim, relataremos a análise e a descrição dos resultados da investigação, que segundo Richardson (1999) é a escolha de procedimentos sistemáticos para a explicação de fenômenos. Por fim, a intenção dessa pesquisa é expressar as reflexões e experiências acerca do uso ou não do Facebook como ferramenta pedagógica, portanto, evidenciou-se que o uso das redes sociais na educação vigente é de suma importância para a melhoria dos processos de ensino aprendizagens da referida escola. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador; Vanusa Valério dos Santos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Paradigmas Educacionais | pt_BR |
dc.subject | Cibercultura | pt_BR |
dc.subject | Processos de ensino | pt_BR |
dc.title | As influências da rede social Facebook: nos processos de ensino aprendizagens da Escola Estadual de Ensino Médio Governador Clóvis Bezerra Cavalcanti | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
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