Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5968
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Maria de Fátima Dias Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2014-11-05T12:56:16Z | - |
dc.date.available | 2014-11-05T12:56:16Z | - |
dc.date.issued | 2014-11-05 | - |
dc.identifier.issn | 371.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5968 | - |
dc.description | PEREIRA, Maria de Fátima Dias Rocha. Educação especial - a inclusão escolar na perspectiva do acolhimento como uma ação diferenciadora nas escolas da rede regular de ensino. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo destaca a evolução do conceito de Educação Especial ao longo da história até o alcance da percepção de uma Educação que ultrapassa o processo de integração das condições físicas, intelectuais e sociais, para um novo formato de construção dos saberes através da inclusão. Dentro deste marco, o objetivo geral desta refletir sobre a inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais dentro de uma perspectiva do acolhimento como prática educativa de reconhecimento das diferenças no âmbito escolar. O corpo teórico se constituiu através da pesquisa bibliográfica que permitiu evidenciar a Educação Inclusiva como uma possibilidade de transformar a escola em um espaço de democratização e participação de todos em uma sociedade integradora. Desta feita, o acolher como ação educativa se descreve através do reconhecimento das diferenças como uma forma de oportunidade de formação, crescimento e desenvolvimento dos valores determinantes em uma sociedade inclusiva, tais como: o amor, o respeito e a consolidação de direitos igualitários para todos. Este estudo apresenta como ressalta o reconhecimento da existência das diferenças, o respeito à diversidade e a importância da visibilidade daqueles que possuem necessidades específicas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Janine Vicente Dias | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Acolhimento | pt_BR |
dc.title | Educação especial - a inclusão escolar na perspectiva do acolhimento como uma ação diferenciadora nas escolas da rede regular de ensino | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria de Fátima Dias Rocha Pereira.pdf | PDF - Maria de Fátima Dias Rocha Pereira | 312.55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.