Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5971
Título: O cotidiano escolar na visão do coordenador pedagógico
Autor(es): Falcão, Helenise Helena Furtado
Palavras-chave: Administração escolar
Coordenação pedagógica
Ensino-aprendizagem
Data do documento: 5-Nov-2014
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar o cotidiano escolar na visão do coordenador pedagógico.Definimos como campo empírico três escolas da rede municipal de Ensino Fundamental, sendo duas escolas do Pré ao 5º ano e umaescola do 6º ao 9º ano, todas da cidade deCuité-PB. Participaram da pesquisa três coordenadoras pedagógicas.Utilizamos como procedimento de coleta de dados a entrevista semiestruturada, pois ela pode ser planejada ou acontecer espontaneamente, sempre voltada para o olhar das entrevistadas ante aos questionários propostos, o cotidiano escolar, suas vivências no trabalho que desenvolvem.Utilizamos,ainda, pesquisa bibliográfica.As informações colhidas na abordagem qualitativa foram analisadas de acordo com o roteiro aplicado. A pesquisa nos permitiu compreender como Coordenadoras Pedagógicas que trabalham na Rede Municipal de Ensino de Cuité atuam de forma a tornar possível uma mudança que leva à melhoria da qualidade das escolas.Sendo assim, investigamos a seguinte questão:Qual o papel das Coordenadoras Pedagógicas frente à função articuladora do processo ensino e aprendizagem, diante do trabalho pedagógico desempenhado pelos docentes, em três das trinta Escolas Municipais?Os procedimentos metodológicos tiveram as seguintes etapas: realizamos uma revisão bibliográfica de autores que abordam a atuação da coordenação pedagógica. Em seguida, aplicamos um questionário com as coordenadoras pedagógicas.Por fim, apresentamos a análise dos dados da pesquisa.Os resultados apontaram que o trabalho desenvolvido pelas coordenadoras pedagógicas nas escolas contribui para a reflexão e tomada de consciência dos professores, caracterizando dessa forma em formação, contribuindo para a melhoria do ensino – aprendizagem.
Descrição: FALCÃO, Helenise Helena Furtado. O cotidiano escolar na visão do coordenador pedagógico. 2014. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Cuité, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5971
ISSN: CDD 371.201 1
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Helenise Helena Furtado Falcão.pdfPDF - Helenise Helena Furtado Falcão417.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.