Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5987
Título: Uso de tecnologias educacionais no ensino de física
Autor(es): Gama, Hindemburgo José de Almeida
Palavras-chave: Ensino de física
Aprendizagem
Novas Tecnologias na educação
Data do documento: 5-Nov-2014
Resumo: O espaço de aprendizagem, hoje, se configura diferente do tempo em que foram formados os professores em décadas anteriores e abre, com isso, uma demanda para novas aprendizagens e, diante deste novo cenário, um novo olhar sobre o aprender se faz necessário. Com o advento das novas tecnologias, tanto o professor quanto o aluno se deparam com novas possibilidades de ensino e aprendizagem, quase que simultaneamente e cresce, a partir dessa nova perspectiva, a necessidade urgente de um novo olhar sobre a aprendizagem significativa que tanto se quer que o aluno adquira. Precisa - se perceber o quanto a tecnologia pode ser aliada à prática dos professores, favorecendo para que o aluno aprenda, até mesmo quando estiver longe dos olhos dos docentes. Faz-se urgente reconhecer que a aprendizagem passa a ser atemporal, mas que precisa ser mediada e orientada pelos profissionais a ela ligados. Tal reconhecimento torna bem mais confortável a situação do professor, pois demonstra a necessidade da participação efetiva desse profissional no processo de aprendizagem, passando a assumir o papel de mediador da aprendizagem. Comprovadamente, essa geração dos nativos digitais apresenta tempo de concentração linear cada vez menor e a capacidade de realização de tarefas simultâneas cada vez maior e, portanto, precisa-se inserir nessas atividades simultâneas, situações instigantes, desafiadoras e favoráveis à obtenção de conhecimento, que venham a desenvolver as habilidades e competências necessárias para converter informação em conhecimento e, este, em aprendizagem. Nesse sentido, as dificuldades apresentadas pelos alunos na compreensão dos fenômenos físicos, muitas vezes, são atribuídas aos métodos de ensino incompatíveis com as necessidades dos alunos atuais. A necessidade de dinamizar o ensino de Física também está associada ao fato de sanar os problemas de insucesso detectado na absorção do conhecimento teórico associado à prática. O uso das novas tecnologias no ensino da Física abre novas possibilidades de resgatar a atenção e a compreensão dos alunos para os fenômenos físicos, possibilitando também, a descoberta do potencial pedagógico dessas novas ferramentas e redirecionando as práticas pedagógicas dos professores.
Descrição: GAMA, Himdemburgo José de Almeida. Uso de tecnologias educacionais no ensino de física. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5987
ISSN: CDD 530
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Himdemburgo José de Almeida Gama.pdfPDF - Himdemburgo José de Almeida Gama676.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.