Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5994
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Leite, Geraldo Luiz | - |
dc.date.accessioned | 2014-11-05T17:04:59Z | - |
dc.date.available | 2014-11-05T17:04:59Z | - |
dc.date.issued | 2014-11-05 | - |
dc.identifier.issn | CDD 306 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5994 | - |
dc.description | LEITE, Geraldo Luiz. As diferenças culturais na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Antônio Alves da Silva, Juru - PB. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Princesa Isabel, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste trabalho, reflete-se, de maneira geral, sobre algumas possibilidades teóricas e práticas de abordagem da diversidade cultural, relacionada com as situações de aprendizagem no âmbito da educação escolar. Nossa abordagem metodológica se centra em um estudo bibliográfico sobre o tema, tendo como referência minha experiência como professor na escola que leciono, com a execução de nosso projeto intitulado. “A Necessidade do respeito e a valorização das diferentes culturais desde cedo no ambiente escolar”. Analisamos as políticas educativas quanto a preocupação para com a questão da diversidade cultural no contexto escolar; as implicações que a questão da diversidade cultural implica no processo ensino e aprendizagem. O que se ensina, assim como a seleção do que é ensinado, não se dá de forma neutra nem desvinculada de certas concepções sociais e políticas. A aprendizagem cultural transmitida por meio da educação escolar suscita, então, muitas indagações e provocações e, ao mesmo tempo, merece ser concebida como uma fronteira de disputa de quais saberes sociais, históricos, políticos e culturais devem fazer parte do conhecimento dito universal da humanidade. Concluímos que, como princípio educativo, a diversidade cultural deve levar-nos a rever constantemente os valores políticos, sociais e culturais de compreensão do outro. Lançar mão desse princípio significa, ao mesmo tempo, entender o saber e a cultura como parte da produção sócio-histórica de determinada sociedade e também problematizar os ditos valores sociais e culturais universais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador:José Pereira da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Diversidade cultural | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia interetnica | pt_BR |
dc.title | As diferenças culturais na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Antônio Alves da Silva, Juru - PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Geraldo Luiz Leite.pdf | PDF - Geraldo Luiz Leite | 412.23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.