Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5998
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Josinete Maria de Macedo-
dc.date.accessioned2014-11-05T18:36:41Z-
dc.date.available2014-11-05T18:36:41Z-
dc.date.issued2014-11-05-
dc.identifier.issnCDD 004.6-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5998-
dc.descriptionSILVA, Josinete Maria de. Inter@ativid@ade Virtu@al: dialogando com as TIC no @ambiente escolar. 2014. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractAs inquietações acerca das práticas educacionais sempre estiveram atreladas às práticas constitutivas dos saberes e dos usos das tecnologias. Assim, empreender um olhar investigativo acerca da tecnologia significa, sobretudo, contribuir para acionamento de práticas que se edificam e se mobilizam. Resultando assim, novas práticas e novas formas de uso das tecnologias em sala de aula. Vivemos em uma sociedade complexa, altamente tecnológica e marcada pela velocidade com que as informações se renovam. Esse cenário, que por um lado amedronta, é também pleno de possibilidades positivas. Nessa perspectiva, inspiramo-nos em MCLUHAN (1969), por afirmar que meio e mensagem são indissociáveis (Mcluhan, 1969, p 6) por isso defendemos que a contextualização da prática pedagógica com o uso das TIC deve ocorrer de forma inovadora, cooperativa e fértil em seu potencial criativo. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo geral compreender como as novas tecnologias da informação e comunicação (TIC) diversificam as relações entre as pessoas e como essas mudanças afetaram nossos jovens na sua relação com a aprendizagem e com a escola. A sociedade nos desafia com cenários complexos e uma cultura jovem bastante diferente das gerações anteriores. Por isso, objetivamos também discutir a introdução das novas tecnologias da comunicação e informação no contexto escolar, bem como refletir sobre algumas consequências desse processo, levando em consideração os sujeitos envolvidos, em diferentes esferas, escola, alunos e governo. No entanto, fundamentamos nossa pesquisa à luz de Levy (2011), Rojo (2009) e Tanzi Nete (2013). A análise nos mostra que na sociedade atual as novas tecnologias estão presentes nas experiências diárias dos indivíduos. As TIC não são apenas meros instrumentos para comunicar este ou aquele conteúdo, mas sim em que favorecem determinados processos de aquisição/exploração do saber e da aprendizagem, interagindo com os sujeitos e com as estruturas das organizações e que ensinar e aprender, hoje, não se limita ao trabalho dentro da sala de aula, temos que modificar como podemos fazer dentro e fora dela, no presencial e virtual, fazendo estudo com pesquisa nos meios tecnológicos e colocando juntos em prática, acessando páginas na internet, pesquisando textos, jogando, recebendo e enviando mensagens, desenvolvendo o raciocínio criativo para construção de novos conhecimentos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Rafael Francisco Brazpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTecnologias da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectLetramento escolarpt_BR
dc.subjectPrática educacionalpt_BR
dc.titleInter@ativid@ade virtu@al: dialogando com as TIC no @ambiente escolarpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josinete Maria de Macedo Silva.pdfPDF - Josinete Maria de Macedo Silva1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.