Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6103
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCruz, Antônio André de Souza-
dc.date.accessioned2014-11-07T18:46:01Z-
dc.date.available2014-11-07T18:46:01Z-
dc.date.issued2014-11-07-
dc.identifier.issnCDD 364-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6103-
dc.descriptionCRUZ, Antônio André de Souza. A educação como ferramenta no processo de ressocialização: a visão dos apenados da cadeia pública do município de Alagoinha/PB. 2014. 96f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho trata de um assunto bastante delicado que é a ressocialização do preso no Brasil, isto porque, a pena privativa de liberdade entre outras funções visa à ressocialização do preso para que este possa ser reintegrado à sociedade. Todavia essa função ressocializadora não é praticada, viabilizando que os presos venham a praticar ilícitos penais novamente. A população carcerária brasileira está além do seu limite e em apenas 10% das unidades prisionais é disponibilizado acesso à educação, pois a grande maioria dos apenados possuem apenas o nível fundamental incompleto, tornado-os pessoas após o cumprimento de sua pena, não aproveitáveis no mercado de trabalho. A educação em nosso sistema penitenciário é um meio que viabiliza a progressão de regime, um importante mecanismo para a ressocialização do apenado. Esta visão também é diagnosticada pelos apenados, porém em nada podem fazer para mudar esta realidade, pois o que seria viável era uma reestruturação do sistema prisional brasileiro. Desta forma foi objetivado analisar as concepções dos apenados da Cadeia Pública do Município de Alagoinha/PB, referindo-se a importância que os mesmos têm em relação a Educação, como forma de ressocialização, averiguando também seus níveis educacionais, tais informações foram obtidas através da aplicação de um questionário contendo questões subjetivas e objetivas. Posteriormente a aplicação do questionário, foram analisados os dados obtidos e foi concluído que a maioria dos presos possuem nível fundamental incompleto, os mesmos também relataram ser importante o estudo, pois isso os possibilitariam uma possibilidade de viver uma nova vida, porém nesta unidade prisional não é disponibilizado uma estrutura que viabilize o processo de educação, dificultando a ressocialização do apenado e deixando crítica sua vida em sociedade e sua inserção no mercado de trabalho.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Luciano Nascimento Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSistema prisional brasileiropt_BR
dc.subjectRessocializaçãopt_BR
dc.titleA educação como ferramenta no processo de ressocialização: a visão dos apenados da cadeia pública do município de Alagoinha/PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Antônio André de Souza Cruz.pdfPDF - Antônio André de Souza Cruz3.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.