Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6103
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cruz, Antônio André de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2014-11-07T18:46:01Z | - |
dc.date.available | 2014-11-07T18:46:01Z | - |
dc.date.issued | 2014-11-07 | - |
dc.identifier.issn | CDD 364 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6103 | - |
dc.description | CRUZ, Antônio André de Souza. A educação como ferramenta no processo de ressocialização: a visão dos apenados da cadeia pública do município de Alagoinha/PB. 2014. 96f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho trata de um assunto bastante delicado que é a ressocialização do preso no Brasil, isto porque, a pena privativa de liberdade entre outras funções visa à ressocialização do preso para que este possa ser reintegrado à sociedade. Todavia essa função ressocializadora não é praticada, viabilizando que os presos venham a praticar ilícitos penais novamente. A população carcerária brasileira está além do seu limite e em apenas 10% das unidades prisionais é disponibilizado acesso à educação, pois a grande maioria dos apenados possuem apenas o nível fundamental incompleto, tornado-os pessoas após o cumprimento de sua pena, não aproveitáveis no mercado de trabalho. A educação em nosso sistema penitenciário é um meio que viabiliza a progressão de regime, um importante mecanismo para a ressocialização do apenado. Esta visão também é diagnosticada pelos apenados, porém em nada podem fazer para mudar esta realidade, pois o que seria viável era uma reestruturação do sistema prisional brasileiro. Desta forma foi objetivado analisar as concepções dos apenados da Cadeia Pública do Município de Alagoinha/PB, referindo-se a importância que os mesmos têm em relação a Educação, como forma de ressocialização, averiguando também seus níveis educacionais, tais informações foram obtidas através da aplicação de um questionário contendo questões subjetivas e objetivas. Posteriormente a aplicação do questionário, foram analisados os dados obtidos e foi concluído que a maioria dos presos possuem nível fundamental incompleto, os mesmos também relataram ser importante o estudo, pois isso os possibilitariam uma possibilidade de viver uma nova vida, porém nesta unidade prisional não é disponibilizado uma estrutura que viabilize o processo de educação, dificultando a ressocialização do apenado e deixando crítica sua vida em sociedade e sua inserção no mercado de trabalho. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Luciano Nascimento Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Sistema prisional brasileiro | pt_BR |
dc.subject | Ressocialização | pt_BR |
dc.title | A educação como ferramenta no processo de ressocialização: a visão dos apenados da cadeia pública do município de Alagoinha/PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Antônio André de Souza Cruz.pdf | PDF - Antônio André de Souza Cruz | 3.4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.