Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6110
Título: O papel do professor na educação inclusiva na Escola Estadual de Ensino Fundamental Severina Almeida
Autor(es): Almeida, Célia Maria Feitosa de
Palavras-chave: Educação inclusiva
Inclusão social
Prática docente
Data do documento: 7-Nov-2014
Resumo: A busca pela inclusão de crianças, jovens e adultos com necessidades especiais dentro das escolas de ensino regular tem implicações na prática pedagógica. Uma delas é a falta de preparo dos professores, que não sabem como atuar e acabam esforçando-se demasiadamente nas atividades desenvolvidas dentro e fora da sala de aula. A pesquisa surgiu do interesse em verificar o papel do professor na educação inclusiva e como eles reagem quando recebem alunos com necessidades especiais em suas salas de aula, uma vez que o tema inclusão ainda é um grande desafio para a maioria dos professores, pois os mesmos não possuem formação em Educação Especial. A discussão atual acerca da questão dos direitos humanos, vem provocando mudanças na Educação. Em 1948, estabeleceu-se na Declaração dos Direitos Humanos que “Todo ser humano tem direito à Educação”. Assim, as instituições de ensino vêm adequando-se para incluírem todos os indivíduos, especificamente, proporcionando inclusão de deficientes nas escolas regulares, visando uma educação sem discriminação e sem preconceitos. Neste cenário, o psicólogo aparece como um importante profissional para facilitar as relações entre professores e alunos.
Descrição: ALMEIDA, Célia maria Feitosa de. O papel do professor na educação inclusiva na Escola estadual de Ensino Fundamental Severina de Almeida. 2014. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6110
ISSN: CDD 370.115
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Célia Maria Feitosa de Almeida.pdfPDF - Célia Maria Feitosa de Almeida909.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.