Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6112
Título: Análise dos principais fatores de risco à saúde dos servidores do Tribunal de Justiça da Paraíba
Autor(es): Veras Neto, Waldemar Ferreira
Palavras-chave: Ergonomia
Exercícios físicos
Qualidade de vida
Data do documento: 10-Nov-2014
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo analisar os principais fatores de risco à saúde e qualidade de vida dos magistrados e servidores dos fóruns Cível e Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba, na cidade de João Pessoa. Foi realizada uma observação in loco do trabalho desenvolvido pelos magistrados, analistas e técnicos judiciários, nos cartórios judiciais e durante as audiências. Realizamos também observações no trabalho externo, no decorrer das diligências efetivadas em companhia dos oficiais de justiça. Os procedimentos metodológicos compreenderam a entrevista padronizada, realizada a partir de um conjunto ordenado de assertivas que geram respostas fechadas ao entrevistado. A coleta de informações se realizou através da observação participante do pesquisador na vida cotidiana dos sujeitos que está estudando para verificar situações com as quais se deparam normalmente e a forma como se comportavam diante delas. Mediante as informações coletadas, constatamos que a Gerência de Qualidade de Vida não dispõe de um programa específico para proceder ao registro de indicadores de condições de saúde, não tendo recursos para proceder a um levantamento estatístico dos referidos dados. Evidenciou-se a ausência e/ou ineficiência de programas anuais de incentivo ao esporte, exercícios físicos e saúde. Com relação ao aspecto da ergonomia, foi possível constatar que os cartórios judiciais não possuem equipamentos essenciais, recomendados para o conforto, segurança e o bom desempenho das atividades dos servidores e magistrados, tais como: suporte de apoio para os pés, teclado com apoio ergonômico, mousepad ergonômico com apoio de punhos e carrinhos para transporte de processos e outros documentos.
Descrição: VERAS NETO, W. F. Análise dos principais fatores de risco à saúde dos servidores do Tribunal de Justiça da Paraíba. 2014. 129f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Planejamento e Gestão Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6112
Aparece nas coleções:V - PGP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Waldemar Ferreira Veras Neto.pdfWaldemar Ferreira Veras Neto2.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.