Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6118
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sampaio, Alexandre Monteiro | - |
dc.date.accessioned | 2014-11-11T16:49:33Z | - |
dc.date.available | 2014-11-11T16:49:33Z | - |
dc.date.issued | 2014-11-11 | - |
dc.identifier.issn | CDD 372.35 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6118 | - |
dc.description | SAMPAIO, Alexandre Monteiro. Aplicação de novas tecnologias educacionais no ensino de química: dos livros didáticos aos softwares educacionais. 2014. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho foi desenvolvido ao término do Curso de Especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares, aplicando conhecimentos adquiridos ao decorrer do curso no campo de trabalho de qualquer professor: a escola. É lá onde o ensino e a aprendizagem acontecem e foi lá onde esse trabalho foi desenvolvido com o objetivo de traçar um retrato da escola onde foi concebido e melhorar em algum aspecto a realidade encontrada. Entrevistou alunos do ensino médio e levantou dados documentais e estruturais a respeito da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Odilon Alves Pedrosa, na cidade de Sapé – PB e do ensino de química nessa instituição. Com base nos estudos de educadores como Barreto (2001) e Vargas (1994), dados estatísticos oficiais produzidos pelo IBGE e leis e documentos oficiais que regem a educação nacional, após a diagnose da escola e dos métodos educacionais habitualmente praticados na escola campo, foi desenvolvido o trabalho que se propõe a resgatar recursos didáticos e práticas pedagógicas que mostrem alguma eficiência no ensino e aprendizagem assim como aplicar novas tecnologias educacionais no ensino de química. Para isso usou-se nas aulas de química, recursos variados: álbum seriado, balança digital, cilindros de vidro, programas computacionais: build an atom, crocodile chemistry,acd/chemsketch; banner, vídeo aulas, reportagem em vídeo, projetor e notebook. Desenvolvida entre janeiro e setembro de 2014, esta pesquisa constatou fatos esperáveis por já serem conhecidos problemas da educação nacional, como laboratório de química sucateado e livros didáticos subutilizados, mas também aponta fatos surpreendentes, como a inquestionável facilidade de manuseio dos programas computacionais por parte dos alunos, mesmo quando se trata de programas nunca vistos antes por eles. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: José Otávio da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Recursos didáticos | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias educacionais | pt_BR |
dc.title | Aplicação de novas tecnologias educacionais no ensino de química: dos livros didáticos aos softwares educacionais | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Alexandre Monteiro Sampaio.pdf | PDF - Alexandre Monteiro Sampaio | 1.6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.