Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6123
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Maciel, Eraldo Eronides | - |
dc.date.accessioned | 2014-11-11T17:17:38Z | - |
dc.date.available | 2014-11-11T17:17:38Z | - |
dc.date.issued | 2014-11-11 | - |
dc.identifier.issn | CDD 372.89 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6123 | - |
dc.description | MACIEL, Eraldo Eronides. Entre o ver e o ler: as pinturas e as charges de afro-descendentes no ensino de história na Escola Estadual de Amparo - PB. 2014. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente produção monográfica enfoca a pintura e a charge de afro-descendetes no ensino de História na Escola Estadual de Amparo, localizada no Cariri paraibano, na cidade de Amparo - PB. Sabemos que nas ultimas décadas, as novas metodologias e práticas pedagógicas tem se tornado ponto de extrema discussão entre os educadores, onde as imagens assumem cada vez mais uma posição de destaque. Neste sentido, o nosso estudo tem como objetivo principal, analisar as imagens (pinturas e charges) sobre a etnia negra, destacando a mesma como ferramenta metodológica para o professor na construção do processo de ensinoaprendizagem. Destacamos a contribuição significativa desse tipo de linguagem, sobretudo, no que tange aos aspectos históricos envolvendo os afro-descendentes. Nesse entendimento caminhamos a luz de teóricos como o inglês, Peter Burke; o italiano, Carlo Ginzburg; e o brasileiro Eduardo França Paiva. Estudiosos que norteiam o nosso trabalho, a qual se utiliza, metodologicamente, de uma significativa analise iconográfica para dar segurança e corpo ao referido intento. Assim, buscamos destacar algumas pinturas e charges que representam os afrodescendentes e que possam contribuir diretamente com a História, ao dar testemunhos valiosos para o ensino da disciplina. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: José Emerson Tavares de Macêdo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Afro-descentes | pt_BR |
dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
dc.subject | Charges | pt_BR |
dc.subject | Pinturas | pt_BR |
dc.title | Entre o ver e o ler: as pinturas e as charges de afro-descendentes no ensino de história na Escola Estadual de Amparo - PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Eraldo Eronides Maciel.pdf | PDF - Eraldo Eronides Maciel | 4.55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.