Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6123
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMaciel, Eraldo Eronides-
dc.date.accessioned2014-11-11T17:17:38Z-
dc.date.available2014-11-11T17:17:38Z-
dc.date.issued2014-11-11-
dc.identifier.issnCDD 372.89-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6123-
dc.descriptionMACIEL, Eraldo Eronides. Entre o ver e o ler: as pinturas e as charges de afro-descendentes no ensino de história na Escola Estadual de Amparo - PB. 2014. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.pt_BR
dc.description.abstractA presente produção monográfica enfoca a pintura e a charge de afro-descendetes no ensino de História na Escola Estadual de Amparo, localizada no Cariri paraibano, na cidade de Amparo - PB. Sabemos que nas ultimas décadas, as novas metodologias e práticas pedagógicas tem se tornado ponto de extrema discussão entre os educadores, onde as imagens assumem cada vez mais uma posição de destaque. Neste sentido, o nosso estudo tem como objetivo principal, analisar as imagens (pinturas e charges) sobre a etnia negra, destacando a mesma como ferramenta metodológica para o professor na construção do processo de ensinoaprendizagem. Destacamos a contribuição significativa desse tipo de linguagem, sobretudo, no que tange aos aspectos históricos envolvendo os afro-descendentes. Nesse entendimento caminhamos a luz de teóricos como o inglês, Peter Burke; o italiano, Carlo Ginzburg; e o brasileiro Eduardo França Paiva. Estudiosos que norteiam o nosso trabalho, a qual se utiliza, metodologicamente, de uma significativa analise iconográfica para dar segurança e corpo ao referido intento. Assim, buscamos destacar algumas pinturas e charges que representam os afrodescendentes e que possam contribuir diretamente com a História, ao dar testemunhos valiosos para o ensino da disciplina.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: José Emerson Tavares de Macêdopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAfro-descentespt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectChargespt_BR
dc.subjectPinturaspt_BR
dc.titleEntre o ver e o ler: as pinturas e as charges de afro-descendentes no ensino de história na Escola Estadual de Amparo - PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eraldo Eronides Maciel.pdfPDF - Eraldo Eronides Maciel4.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.