Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6124
Título: A importância da literatura infantil na formação do professor do ensino fundamental
Autor(es): Melo, Célia Maria da Silva
Palavras-chave: Formação de professor
Curso de formação
Literatura infantil
Data do documento: 11-Nov-2014
Resumo: O presente trabalho foi proposto no sentido de avaliar a relação existente entre os cursos de formação de professores da atualidade, numa correlação direta com a aplicação da literatura infantil dentro dos cursos, e também como estar sendo trabalhado no cotidiano desses profissionais em sala de aula. Foram entrevistados sete professores e onze alunos do 3º ao 5º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Maria das Neves de Carvalho, na cidade de Cuité – PB. O método escolhido foi o de entrevista semi- estruturada, para as duas categorias e os resultados obtidos foram tabulados, analisados e discutidos numa sequencia de tabelas, sendo uma para cada pergunta. Ao final, ficou claro entre o grupo de professores que os cursos de formação na atualidade oferecem maior quantidade de recursos e que o grande beneficiário final é o corpo discente, uma vez que os professores saindo mais bem preparados, com mais condições de repassar os conhecimentos adquiridos para os seus alunos. Outro ponto em comum entre os professores foi o consenso de que a prática da literatura infantil desde os primeiros anos de escola ajuda a formar futuros bons leitores. No tocante ao corpo discente, os alunos se mostraram muito a vontade para responder as perguntas, que variaram desde o sentimento individual de acolhimento pela Escola, avaliação dos seus professores, e ainda o grau de satisfação quando da prática da literatura infantil em sala de aula. De um modo geral a prática da literatura infantil foi vista como positiva, desde as repostas dos professores quanto aos cursos de formação, bem como por parte dos alunos quando da aplicação da mesma em sala de aula.
Descrição: MELO, Célia Maria da Silva. A importância da literatura infantil na formação do professor do ensino fundamental. 2014. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Cuité, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6124
ISSN: CDD 371.11
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Célia Maria da Silva Melo.pdfPDF - Célia Maria da Silva Melo743.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.