Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6125
Título: Redes sociais e a construção da identidade dos agentes educacionais na sociedade contemporânea
Autor(es): Lira, Gerailton de Andrade Lacerda
Palavras-chave: Identidade
Tecnologia da informação e comunicação
Redes sociais
Data do documento: 11-Nov-2014
Resumo: Existe o consenso de que a educação está ligada à evolução da própria sociedade. No convívio com professores dentro e fora do ambiente escolar, constatou-se que estes docentes apresentam dificuldades para conduzir sua prática educativa mediada por recursos contemporâneos, a exemplo das novas tecnologias. Foi despertada então, a seguinte questão: como as TICS (redes sociais) podem contribuir para que a prática docente possa construir a identidade dos agentes educacionais na sociedade contemporânea? Na busca da resposta para tal questionamento será discutido, neste trabalho, a ação do professor frente às TICS (Redes Sociais), identificando problemáticas e sugerindo contribuições, com o fim de oferecer suportes para que o professor possa conduzir sua prática unindo o ensino aos novos recursos didáticos, sem com isso reduzir as novas tecnologias a um patamar meramente instrumental. Assim, torna-se indispensável entender que técnica é essa e como os sujeitos (docente e o aluno) podem relacionar-se com ela. Foi realizada revisão bibliográfica com enfoques nas discussões de Bauman, Hall, Lévy, Castells, Kellner, Lima e, em seguida, procedeu-se, a pesquisa exploratória, de caráter quanti-qualitativo. Para fim de coleta de dados, foram aplicados questionários aos professores e alunos bem como a duas instituições de ensino públicas do estado da Paraíba. Os dados coletados irão apontar para a necessidade de maiores discussões sobre a inserção das TICS (Redes Sociais) na prática educativa e melhor capacitação docente.
Descrição: LIRA, Gerailton de Andrade Lacerda. Redes sociais e a construção da identidade dos agentes educacionais na sociedade contemporânea. 2014. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6125
ISSN: CDD 371.33
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Geraílton de Andrade Lacerda Lira.pdfPDF - Geraílton de Andrade Lacerda Lira653.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.