Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6126
Título: Liderança na docência como forma de influência na formação discente
Autor(es): Dantas, Gildevan da Silva
Palavras-chave: Aprendizagem
Liderança
Interação social
Data do documento: 11-Nov-2014
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido a partir de uma problemática presente no cotidiano escolar e vivido por muitos professores, que é a dificuldade de conduzir suas aulas, seja pelo desinteresse dos alunos, ou atividades pouco atrativas. Diante desta realidade, buscou-se mostrar a necessidade de uma nova postura na docência, enfatizando que nas atitudes de líder o professor influência a formação de seus alunos. Inicialmente apresentou-se o conceito de liderança e seus inúmeros atributos, e estes sendo capazes de serem aplicados ao docente adquirindo respeito e admiração de seu público, no caso os alunos. Em seguida, além de discorrer sobre a aprendizagem, foi mostrado uma forma desta, que é constituída, principalmente, no relacionamento entre os envolvidos neste processo de construção do conhecimento, denominada por Vygotsky como Zona de Desenvolvimento Proximal.Logo após, se fez necessário uma abordagem sobre a interação social existente nas várias áreas de convívio dos indivíduos (trabalho, família, escola, etc.), que numa sociedade, segundo Goffman, são caracterizadas como instituições. Destas foi analisada, especificamente a instituição escolar, que está sendo modificada no Brasil mediante uma nova proposta de ensino, assemelhando-se ao que este autor classifica como Instituição Total, que é fundamentada basicamente na oportunidade que indivíduos tem, em um só local, de relacionar-se com maior constância, revelando mais claramente a sua subjetividade, possibilitando uma interação mais completa.Diante de tudo que fora exposto, constatou-se que é imprescindível, para a construção da liderança, esta interação que é capaz de resgatar a autoridade do líder pautada pelo respeito e admiração de seus liderados, que neste caso do professor e aluno.
Descrição: DANTAS, Gildevan da Silva. Liderança na docência como forma de influência na formação discente. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6126
ISSN: CDD 370.1
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gildevan da Silva Dantas.pdfPDF - Gildevan da Silva Dantas434.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.