Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6130
Título: O PIBID como um espaço de formação cotinuada de professores: o olhar dos professores supervisores
Autor(es): Ferreira, Sânzia Viviane de Farias
Palavras-chave: Formação continuada
PIBID
Professores supervisores
Data do documento: 11-Nov-2014
Resumo: A educação do Século XXI deve acompanhar o processo de mudanças que a sociedade exige como contribuição para a formação de um novo sujeito. Desta forma, se faz necessário destacar a relevância da formação continuada dos professores que é encarada muitas vezes como ações para a intervenção e qualificação do trabalho dos professores, realizada sob a responsabilidade do coordenador pedagógico e da direção da escola, onde essa formação tem como prioridade a preparação dos professores para o ensino dos conteúdos. No entanto, é importante que o professor seja apontado para uma formação de professores na perspectiva de um ensino reflexivo, onde sua ação se dá quando ele coloca para si as questões do cotidiano como situações problemáticas e faz isso ao mesmo tempo em que está vivenciando esta situação, preocupado com as necessidades emocionais e intelectuais dos educandos. Neste sentido, as instituições formadoras propõem mudanças curriculares e projetos que visam a um currículo de licenciatura que garanta a identidade do curso de formação de professores por meio de ações didático-pedagógicas que aproximem o licenciando da realidade escolar, um exemplo é o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) que tem realizado ações conjuntas entre a Universidade e Escolas Públicas visando contribuir para dinamizar o trabalho já desenvolvido pela escola, buscando resultados relevantes para a aprendizagem dos alunos, desencadeando ações que possibilitem a formação inicial e continuada de professores. Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do PIBID na formação continuada dos professores supervisores da Escola Estadual Orlando Venâncio dos Santos – Cuité/PB. As atividades foram realizadas no período de Dezembro de 2013 a Junho de 2014, com a utilização de questionários dirigidos aos professores supervisores do PIBID da referida escola. Esta é uma pesquisa de caráter descritivo que nos possibilitou, ao seu término, constatar que o programa contribui para o processo de formação continuada dos professores supervisores da Escola Estadual Orlando Venâncio dos Santos, considerando-se que este promove uma troca de experiências entre professores supervisores, coordenadores e estudantes em formação inicial, promovendo uma reflexão da própria prática e uma reflexão acerca da aplicação da teoria na sala de aula.
Descrição: FERREIRA, Sânzia Viviane de Farias. O PIBID como um espaço de formação continuada de professores: o olhar dos professores supervisores. 2014. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Cuité, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6130
ISSN: CDD 371.12
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sânzia Viviane de Farias Ferreira.pdfPDF - Sânzia Viviane de Farias Ferreira701.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.