Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6136
Título: Agricultura familiar na visão dos colonos dos lotes do perímetro irrigado de Sumé-Paraíba
Autor(es): Araújo, Lúcia de Fátima Alves de
Palavras-chave: Agricultura familiar
Colonos
Perímetro irrigado
Data do documento: 11-Nov-2014
Resumo: O Objetivo dessa pesquisa foi tentar entender as percepções dos agricultores familiares do perímetro irrigado de Sumé, situado no cariri paraibano, na região do semiárido. Tentar entender até que ponto a agricultura familiar é uma forma de produção onde predomina a interação entre gestão e trabalho. Para alcançar tal objetivo, elaborou-se entrevista semi-estruturada, bem como o recurso à memória para relatar a história do perímetro irrigado de Sumé. Esta pesquisa, portanto, envolveu colonos de forma a darem informações sobre seus trabalhos, percebendo a centralidade que ocupam os agricultores e familiares no tocante a direção que dão ao processo produtivo, dando, ênfase na diversificação e utilizando o trabalho familiar, eventualmente complementado pelo trabalho assalariado. Com isso, constatou-se que, na visão dos colonos, à agricultura familiar tem como objetivo o fortalecimento das atividades desenvolvidas pelo produtor familiar, de forma a integrá-lo dentro do contexto produtivo proporcionando-lhe aumento de renda e agregando valor ao produto e a propriedade.
Descrição: ARAÚJO, Lúcia de Fátima Alves. Agricultura familiar na visão dos colonos dos lotes do perímetro irrigado de Sumé-Paraíba. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6136
ISSN: CDD 370.91
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lúcia de Fátima Alves de Araújo.pdfPDF - Lúcia de Fátima Alves de Araújo2.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.