Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6142
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Correia, Josefa Bezerra da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2014-11-11T18:20:08Z | - |
dc.date.available | 2014-11-11T18:20:08Z | - |
dc.date.issued | 2014-11-11 | - |
dc.identifier.issn | CDD 374 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6142 | - |
dc.description | CORREIA, Josefa Bezerra da Silva. Práticas de leitura e escrita. 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho cujo tema é Práticas de Leitura e Escrita tem por finalidade observar a prática pedagógica dos professores da escola Estadual Padre Paulo Roberto de Oliveira, (SUMÉ-PB), quanto ao desenvolvimento de leitura e escrita na alfabetização de jovens e adultos. Trata-se de uma pesquisa ação e qualitativa, com abordagem indutiva valorizando a construção cognitiva da experiência, sustentada pela reflexão crítica coletiva, tendo em vista a emancipação dos sujeitos. O processo de leitura e escrita no contexto escolar são atividades iniciais para o desenvolvimento educacional de todo educando, por isso, a necessidade destas habilidades serem instigadas aos alunos de forma mais expressiva, levando-os a sentirem-se leitores-escritores competentes, capazes de transformá-los continuamente no âmbito educacional. O estímulo à prática da leitura revelou-se um dos caminhos para melhorar o letramento e contribuir para a inclusão social. Nas relações entre linguagem, sociedade e escola, é indispensável uma prática de ensino em que se ofereça a oportunidade de o homem deve continuar a educação durante o tempo necessário, numa concepção democrática do conhecimento. O segmento EJA tem uma Proposta Curricular, fundamentada nos Parâmetros Curriculares Nacionais, mas considerando as especificidades e características dessa modalidade de ensino. O trabalho com diferentes gêneros e tipos de textos facilita tanto a interpretação como a produção escrita. Utilizamos os seguintes autores: (KLEIMAN, 2000, p. 24); (BRASIL, 1998, p.40); (PRADO e HULLE, 2011, p.14); RIBEIRO e outros (1997); SOUZA e outros (2009). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Grygena dos Santos Targino Rodrigues | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.title | Práticas de leitura e escrita | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Josefa Bezerra da Silva Correia.pdf | PDF - Josefa Bezerra da Silva Correia | 381.42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.