Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6198
Título: Arquivo médico do Hospital Universitário Lauro Wanderley: fonte de informação para pesquisas científicas
Autor(es): Silva, Elenize Costa da
Palavras-chave: Arquivo médico
Fonte de informação
Pesquisas científicas
Data do documento: 17-Nov-2014
Resumo: As experiências vividas e registradas no decorrer do tempo constituem histórias ricas de informações que não podem ser esquecidas e devem ser estudadas no intuito de embasar pesquisas para o desenvolvimento social e científico. Ressalta-se então que através do passado é que se constrói o presente e se busca subsídios para garantir melhorias no futuro. Nesse sentido, o trabalho tem como objetivo analisar a contribuição do arquivo médico do Hospital Universitário Lauro Wanderley – HULW, buscando saber como esse tipo de acervo pode intervir no que se refere aos estudos científicos. Parte-se do pressuposto de que o arquivo médico é uma fonte de informação que contribui de maneira significativa para o desenvolvimento de pesquisas. Sendo assim, o estudo se fundamenta em bases teóricas, classificando-se como empírica. As abordagens utilizadas são quanti-qualitativa, já no que diz respeito à tipologia a pesquisa é exploratório-descritiva. Os instrumentos de coleta de dados utilizados são a observação em campo durante as visitas, a entrevista com o gestor do arquivo médico e quinze questionários aplicados a estudantes das áreas de medicina, odontologia, nutrição e arquivologia que estavam acessando o acervo para obter informações nos prontuários do paciente no intuito de desenvolver trabalhos científicos. Portanto, aborda-se questões sobre a organização do acervo, acesso e uso da informação. Os resultados apontam que o arquivo médico contribui significativamente com os estudos acadêmicos, através da diversidade de informações contidas nos prontuários dos pacientes. Então, percebe-se que o acervo devidamente organizado alcança uma de suas finalidades, que é a recuperação da informação. Desse modo, observa-se que através de estudos, os pesquisadores chegam a resultados significativos para a compreensão de diagnósticos, tratamento, prevenção e cura das mais diversas patologias. Sendo assim, a pesquisa científica é um caminho recomendado para investigar, analisar e possivelmente solucionar problemas, no intuito de proporcionar conquistas rumo ao avanço da ciência.
Descrição: SILVA, E. C. da. Arquivo médico do Hospital Universitário Lauro Wanderley: fonte de informação para pesquisas científicas. 2011. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2011. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6198
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elenize Costa da Silva.pdfElenize Costa da Silva1.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.