Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6206
Título: A contribuição das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem no ensino médio da Escola Estadual de Várzea - PB
Autor(es): Santos, Maria de Fátima Araújo dos
Palavras-chave: Tecnologia de informação e comunicação
Educação
Internet
Novas práticas pedagógicas
Data do documento: 17-Nov-2014
Resumo: A estruturação do modelo educacional do Brasil, nos dias atuais, requer mudanças que efetivamente, enfatizem as potencialidades das Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs, no processo de ensino-aprendizagem no ambiente escolar, as quais têm exigido novas práticas pedagógicas e mudança nos perfis dos profissionais de educação. A escola de hoje, necessita de professores treinados e disponíveis a enfrentar esse paradigma educacional, que a informática educativa tem requerido, pois a inserção das tecnologias no contexto escolar, hoje, é algo inevitável, tendo em vista a aceleração do avanço tecnológico evidenciado, especialmente, pelas novas Tecnologias de Informação e Comunicação, dando ênfase, à internet, que tem intensificado ainda mais tal avanço. Diante desse cenário este trabalho tem como objetivo principal, identificar a contribuição das TICs no processo de ensino-aprendizagem no Ensino Médio, da Escola Estadual “Odilon de Figueiredo” da cidade de Várzea – PB. Para tanto, realizou-se uma pesquisa do tipo quali-qualitativa, configurada em um estudo de caso, onde foi aplicado um questionário direcionado aos alunos do ensino médio da escola, objeto de estudo. Além de pesquisas já apresentadas sobre essa temática na literatura, através de livros, revistas, artigos, monografias, internet, etc. Os resultados indicaram que o uso das TICs no processo de ensino-aprendizagem além de importante, tem um contributo significativo no aprendizado do aluno, evidenciado através da pesquisa feita aos próprios educandos. Porém, os resultados também mostraram que a escola Odilon de Figueiredo, apesar de dispor de novas tecnologias, laboratório de informática, tablets, enfim; não utilizam tais recursos com frequência, fato esse que tem demonstrado que a escola não está atendendo as expectativas dos alunos, que se interessam pelo aprendizado, através das novas tecnologias, enfatizando que as aulas ficam mais proveitosas, interessantes, dinâmicas e interativas, concluindo que o seu aprendizado já é dez e com uma maior exploração de tais recursos seríamos mil, ressaltou um dos alunos entrevistados. Ou seja, as TICs contribuem para o aprendizado, na concepção dos educando da escola Odilon de Figueiredo, mas apesar desse reconhecimento e resultados significativos, esses não foram eficazes quanto à questão, particularmente, de usufruto dessas tecnologias por parte da escola.
Descrição: SANTOS, Maria de Fátima Araújo dos. A contribuição das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem no ensino médio da Escola Estadual de Várzea - PB. 2014. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6206
ISSN: CDD 303.483 3
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria de Fátima Araújo dos Santos.pdfPDF - Maria de Fátima Araújo dos Santos1.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.