Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6210
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Tavares, Maurizélia de Barros Martins | - |
dc.date.accessioned | 2014-11-17T13:31:31Z | - |
dc.date.available | 2014-11-17T13:31:31Z | - |
dc.date.issued | 2014-11-17 | - |
dc.identifier.issn | CDD 960 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6210 | - |
dc.description | TAVARES, Maurizélia de Barros Martins. Ao ensino da história e a cultura afro-brasileira no contexto escolar. 2014. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Lei 10.639, de 2003, trata da obrigatoriedade de inclusão de História e Cultura afro-brasileira e africana nos currículos da educação básica. A presente pesquisa visa mostrar esse momento histórico, que objetiva não apenas mudar um foco etnocêntrico, marcadamente de raiz europeia para um africano, mas sim ampliar o foco dos currículos escolares para a diversidade cultural, racial, social e econômica brasileira, principalmente no ensino de História. Nessa perspectiva cabe às escolas incluir, no contexto dos estudos, atividades que abordem diariamente as contribuições histórico-culturais dos povos africano. A Lei nº 10.639/2003 e suas Diretrizes Curriculares visam à promoção e a valorização das matrizes culturais e étnico-raciais, que tradicionalmente foram silenciadas ou negadas nos currículos escolares. Para diminuir essas diferenças, busca-se uma reeducação das relações étnico-raciais, destacando-se a importância e as singularidades da população africana e afro-brasileira no processo de formação nacional com a inserção de conteúdos voltados para a História do Brasil e da África nos currículos da Educação Básica. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Rosilda Alves Bezerra | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Lei 10.639/45 | pt_BR |
dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
dc.subject | Cultura africana | pt_BR |
dc.subject | Cultura afro-brasileira | pt_BR |
dc.title | Ao ensino da história e a cultura afro-brasileira no contexto escolar | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maurizélia de Barros Martins Tavares.pdf | PDF - Maurizélia de Barros Martins Tavares | 517.7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.