Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6210
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTavares, Maurizélia de Barros Martins-
dc.date.accessioned2014-11-17T13:31:31Z-
dc.date.available2014-11-17T13:31:31Z-
dc.date.issued2014-11-17-
dc.identifier.issnCDD 960-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6210-
dc.descriptionTAVARES, Maurizélia de Barros Martins. Ao ensino da história e a cultura afro-brasileira no contexto escolar. 2014. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.pt_BR
dc.description.abstractA Lei 10.639, de 2003, trata da obrigatoriedade de inclusão de História e Cultura afro-brasileira e africana nos currículos da educação básica. A presente pesquisa visa mostrar esse momento histórico, que objetiva não apenas mudar um foco etnocêntrico, marcadamente de raiz europeia para um africano, mas sim ampliar o foco dos currículos escolares para a diversidade cultural, racial, social e econômica brasileira, principalmente no ensino de História. Nessa perspectiva cabe às escolas incluir, no contexto dos estudos, atividades que abordem diariamente as contribuições histórico-culturais dos povos africano. A Lei nº 10.639/2003 e suas Diretrizes Curriculares visam à promoção e a valorização das matrizes culturais e étnico-raciais, que tradicionalmente foram silenciadas ou negadas nos currículos escolares. Para diminuir essas diferenças, busca-se uma reeducação das relações étnico-raciais, destacando-se a importância e as singularidades da população africana e afro-brasileira no processo de formação nacional com a inserção de conteúdos voltados para a História do Brasil e da África nos currículos da Educação Básica.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Rosilda Alves Bezerrapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLei 10.639/45pt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectCultura africanapt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.titleAo ensino da história e a cultura afro-brasileira no contexto escolarpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maurizélia de Barros Martins Tavares.pdfPDF - Maurizélia de Barros Martins Tavares517.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.