Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6212
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Marinho, Paulo Cezar | - |
dc.date.accessioned | 2014-11-17T13:43:23Z | - |
dc.date.available | 2014-11-17T13:43:23Z | - |
dc.date.issued | 2014-11-17 | - |
dc.identifier.issn | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6212 | - |
dc.description | MARINHO, Paulo Cezar. Educação para vivência no campo em períodos de seca. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse trabalho é uma produção acadêmica que mostra a problematização da Seca do Nordeste brasileiro, um breve histórico dos períodos de estiagens ao longo da História do Brasil, as políticas de acesso à água no semiárido, os programas e as ações de governo que foram instituídos para combater os efeitos negativos provocados pela estiagem, às políticas públicas instituídas nos governos de Dilma e de Lula e a educação para vivência no campo em períodos de seca. Nos governos de Lula e de Dilma, por exemplo, obtivemos avanços significativos através de políticas públicas voltadas para minimizar a problemática da seca na região do semiárido nordestino, tanto é que o Brasil obteve o reconhecimento pelo Programa Um Milhão de Cisternas, recebendo o Prêmio Sementes 2009, pela Organização das Nações Unidas (ONU), além disso, em 2012, o Brasil já tinha atingido as metas dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio relativas ao abastecimento de água e ao esgotamento sanitário. Entretanto essas políticas não são suficientes para resolver definitivamente a problemática dos efeitos causados pela seca, necessário se faz que esses programas tenham solução de continuidade para que as suas ações e consolidem e ofereçam condições para que as futuras gerações possam conviver com esse fenômeno da natureza e solução seria investir maciçamente em projetos que viabilizem uma educação para vivência no campo em períodos de seca. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Nilvanda Dantas Brandão | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Nordeste | pt_BR |
dc.subject | Semiárido | pt_BR |
dc.subject | Seca | pt_BR |
dc.subject | Água | pt_BR |
dc.title | Educação para vivência no campo em períodos de seca | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Paulo Cezar Marinho.pdf | PDF - Paulo Cezar Marinho | 1.54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.