Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6213
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ferreira, Raimundo Alves | - |
dc.date.accessioned | 2014-11-17T13:46:46Z | - |
dc.date.available | 2014-11-17T13:46:46Z | - |
dc.date.issued | 2014-11-17 | - |
dc.identifier.issn | CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6213 | - |
dc.description | FERREIRA, Raimundo Alves. A educação matemática e a prática docente: um estudo sobre as principais tendências metodológicas. 2014. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Sabemos das dificuldades que permeiam o ensino da matemática, as quais se devem, muitas vezes, ao uso de metodologias inadequadas para o ensino desta disciplina. Dentro deste contexto, o presente trabalho tem o objetivo de apresentar as principais tendências metodológicas para o ensino da matemática na atualidade. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, a qual recorreu-se a vários teóricos que tratam sobre a temática em estudo, a exemplo de Carvalho (1994), Bicudo, Viana e Penteado (2001), D' Ambrosio (1987), Bienbemgut e Hein, (2000), Bassanezi (2002), Borba(1994), Davis (1991), dentre outros. A pesquisa traz estas tendências metodológicas utilizadas, enfocando a importância da história da matemática e da educação matemática, através de um breve histórico, bem como suas relações com o professor e a sala de aula, mostrando também a importância do uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC), através dos seus contextos e cenários. Aborda ainda, sobre as demais tendências, as quais são resolução de problemas, Etnomatemática, Modelagem Matemática, os jogos e recreações e suas relações com as Diretrizes Curriculares Nacionais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Ruth Brito de Figueiredo Melo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Tendências metodológicas em matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | TIC | pt_BR |
dc.title | A educação matemática e a prática docente: um estudo sobre as principais tendências metodológicas | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Raimundo Alves Ferreira.pdf | PDF - Raimundo Alves Ferreira | 405.89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.