Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6222
Título: Educação ambiental através da arte na escola: um novo olhar em relação ao meio ambiente
Autor(es): Monteiro, Marluce de Sales
Palavras-chave: Educação
Meio ambiente
Arte
Data do documento: 18-Nov-2014
Resumo: O estudo sobre: Educação Ambiental e A arte na educação têm como objetivo compreender a relação entre Arte e Educação Ambiental, além de inserir nos processos educativos temas que discutam e promovam a melhoria do ambiente e da qualidade de vida. Com base nesta finalidade, o estudo objetiva identificar a arte como fonte de conhecimento na E.E.F.M. São Sebastião, especificamente no 1º ano do Ensino Médio, bem como, conhecer a arte de reciclar como expressão de conhecimento. O que implica a necessidade de compreender a diversidade cultural que cerca toda a comunidade escolar, através de uma complexa rede de informações. Pode-se dizer que, a metodologia utilizada embasada na pesquisa bibliográfica norteada pelos estudos dos autores como: Barbosa (1997), Bueno (2008) e Zagonel (2008), além de pesquisas em artigos científicos, periódicos que subsidiaram os estudos. Conclui-se que, Arte/Educação Ambiental promove o desenvolvimento cognitivo dos alunos possibilita a aquisição de novos conhecimentos inseridos no contexto artístico. Neste sentido, no que diz respeito a arte, pode-se constatar na escola que esta favorece o desenvolvimento das percepções dos indivíduos. Além de poder libertar os alunos da ignorância sobre eles próprios na sociedade, capacitando-os para identificar os significados das artes, bem como, compreender a cultura dos vários povos. Portanto, é necessário conhecer a inter-relação entre os saberes e uma ampla visão que integre educação ambiental e a arte.
Descrição: MONTEIRO, Marluce de Sales. Educação ambiental através da arte na escola: um novo olhar em relação ao meio ambiente. 2014. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6222
ISSN: CDD 372.357
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marluce de Sales Monteiro.pdfPDF - Marluce de Sales Monteiro698.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.