Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6226
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Gilliane Bento de | - |
dc.date.accessioned | 2014-11-18T13:01:48Z | - |
dc.date.available | 2014-11-18T13:01:48Z | - |
dc.date.issued | 2014-11-18 | - |
dc.identifier.issn | CDD 372.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6226 | - |
dc.description | SOUZA, Gilliane Bento de. Leitura e escrita na EJA: por um letramento que “nos ajude a aprender mais do que a gente já sabe”. 2014. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho objetiva analisar o letramento na Educação de Jovens e Adultos, a partir do discurso dos principais sujeitos envolvidos, professores e alunos, a fim de discutir as práticas pedagógicas desenvolvidas na escola e a sua contribuição para o desenvolvimento da aprendizagem. Tal análise parte do princípio de que o letramento é essencial para o desenvolvimento pessoal e profissional de cada indivíduo, ou seja, propicia melhores condições e oportunidades de uma vida mais digna e próspera. Sendo assim, este trabalho foi desenvolvido a partir da pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo feita com três professores e três alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Jardilina Cruz Pereira, localizada na zona rural do município de Mulungu-PB a fim de averiguar as práticas utilizadas pelos educadores. A base teórica está fundamentada, principalmente, em Kleiman (1995) Soares (2010), Freire (1996; 2005), os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) e Hall (2001). Ao fim do estudo, concluímos que os educadores buscam estratégias para contribuir na ampliação do letramento de seus educandos, as quais despertam e proporcionam mais interesse e prazer em suas aulas a partir das práticas de leitura e escrita que consideram o contexto do educando. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Luana Francisleyde Pessoa de Farias | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | EJA | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.title | Leitura e escrita na EJA: por um letramento que "nos ajude a aprender mais do que a gente já sabe" | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Gilliane Bento de Souza.pdf | PDF - Gilliane Bento de Souza | 1.19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.