Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6227
Título: Novas práticas pedagógicas aplicadas no ensino de matemática na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Engenheira Márcia Guedes Alcoforado de Carvalho, Belém-PB
Autor(es): Santos, Edineide Cardoso de Morais
Palavras-chave: Prática pedagógica
Tecnologia
Aprendizagem
Data do documento: 18-Nov-2014
Resumo: A apropriação do uso pedagógico e social das tecnologias digitais propicia formas distintas de promover a prática docente, modifica os processos de ensino-aprendizagem e, principalmente, torna-se uma condição essencial à adaptação do professor à nova cultura escolar, que vem sendo bastante alterada com a presença desses recursos, bem como a participação das pessoas na sociedade. Nesse contexto, é que foi realizada a pesquisa intitulada “Novas práticas pedagógicas aplicada no ensino da matemática na Escola Estadual Engenheira Márcia Guedes Alcoforado de Carvalho do município de Belém-PB”. A presente pesquisa teve como objetivo analisar a construção do conhecimento matemático, de uma forma prazerosa e útil no cotidiano do discente, melhorando sua qualidade de vida através de novos saberes. Este trabalho adotou duas etapas para elaboração: gabinete e campo. Os dados foram coletados com a aplicação de questionários com perguntas semi-estruturadas e fechadas, tomando como base o âmbito escolar. Foi realizada a revisão bibliográfica em livros, artigos científicos, revistas científicas e uma pesquisa documental. Os resultados encontrados apontam que os professores com maior tempo de serviço possuem certa resistência na utilização das TIC’s, e já os mais novos acreditam que esses recursos podem fazer bastante diferença no ensino aprendizagem. Os professores que fizeram uso desses recursos mencionaram alguns pontos, dentre os positivos destacaram o entusiasmo e uma melhor concentração por parte dos alunos, e nos negativos relataram haver pouco tempo para o desenvolvimento das atividades e por ser uma novidade, acaba ocorrendo uma leve distração por parte do alunado. Diante da pesquisa realizada pode-se concluir que boa parte dos professores de matemática da referida escola, devem buscar uma reflexão crítica que transforme o cotidiano escolar, para que possam, de fato, em sua atuação, inovar nas práticas pedagógicas, a fim de se obter resultados futuros satisfatórios no nível de aprendizagem dos discentes.
Descrição: SANTOS, Edineide Cardoso de Morais. Novas práticas pedagógicas aplicadas no ensino de matemática na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Engenheira Márcia Guedes Alcoforado de Carvalho, Belém-PB. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6227
ISSN: CDD 371.33
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edineide Cardoso de Morais Santos.pdfPDF - Edineide Cardoso de Morais Santos1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.