Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6229
Título: Práticas docentes e recursos didáticos: fazendo a diferença no ensino de história
Autor(es): Ataíde, Maria de Fátima Almeida
Palavras-chave: Ensino de história
Metodologia aplicada
Prática docente
Data do documento: 18-Nov-2014
Resumo: Procurando descobrir as razões que levam os nossos alunos á desprezarem a disciplina história, foi proposto criar situações para que os alunos percebessem que é possível ter uma visão crítica e reflexiva com o ensino de história, através de aulas prazerosas que favoreçam a construção do conhecimento, principalmente com o avanço da tecnologia e mudanças sociais no mundo contemporâneo, onde o presenteísmo é um fato marcante. Optou-se por uma pesquisa-ação, onde foi aplicada de início uma entrevista áudio gravada com os alunos participantes dos 9º anos, onde, procurou-se investigar o que os discentes pensam em relação á disciplina História e como eles veem á metodologia aplicada nas aulas de História. A partir daí, com a obtenção do diagnóstico inicial (entrevista áudio gravada), partiu-se para a execução dos trabalhos pedagógicos, que tiveram início com uma explanação dos temas (Protestos na 1ª República Protestos atuais), que seriam abordados, nos demais encontros. Em seguida foram realizados momentos com os alunos onde os mesmos seriam os protagonistas. Os discentes apresentariam os temas solicitados em forma de seminários e mesa redonda. Nessa pesquisa foram envolvidas duas turmas do 9º de uma Escola Pública Estadual da cidade de Lagoa Seca PB.
Descrição: ATAÍDE, Maria de Fátima Almeida. Práticas docentes e recursos didáticos: fazendo a diferença no ensino de história. 2014. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6229
ISSN: CDD 371.908
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria de Fátima Almeida Ataíde.pdfPDF - Maria de Fátima Almeida Ataíde1.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.