Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6233
Título: Cultura afrobrasileira: um relato de experiência
Autor(es): Silva, Maria de Fátima de Araújo
Palavras-chave: Cultura afrodescendente
Brasil - negro
Ensino de história - afrodescendentes
Data do documento: 18-Nov-2014
Resumo: Por muito tempo, a população negra no Brasil viveu à margem da sociedade. Marginalidade que foi validada por teorias racistas preparadas no século XIX com o intuito de validar o discurso de superioridade racial. Esse argumento marcou a história do Brasil mantendo relações de desigualdade nas condições de direitos da população branca em relação à população negra. Dessa forma, faz-se urgente a busca por políticas sociais de superação dessas desigualdades. No município de Amparo as ações formativas e políticas afirmativas desenvolvidas pela Secretaria Estadual de Educação da Paraíba – SEE tem sido significativas em cumprir este lema. Implementar a Lei 10.639/2003 e diversos dispositivos legais que tornam obrigatório o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, como conteúdos a serem inseridos em todas as disciplinas do currículo escolar, bem como, discussões pertinentes à Educação das Relações Étnico-Raciais são aqui abordados. Buscamos, desta maneira, a educação voltada para a diversidade de forma a reverter a situação vivida pela população negra que tem sido, ao longo dos tempos, vítima de discriminação racial e, consequentemente, de mecanismos de exclusão social.
Descrição: SILVA, Maria de Fátima de Araújo. Cultura afrobrasileira: um relato de experiência. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6233
ISSN: CDD 372.89
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria de Fátima de Araújo Silva.pdfPDF - Maria de Fátima Araújo Silva364.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.