Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6269
Título: As contribuições da educação física escolar para a formação sócio-afetiva e cognitiva do educando.
Autor(es): Perônico, João Oliveira
Palavras-chave: Educação escolar
Prática pedagógica
Interdisciplinaridade
Cidadania
Data do documento: 20-Nov-2014
Resumo: Este estudo apresenta uma análise sobre a prática pedagógica da Educação Física no âmbito escolar. Tem como objetivo geral discutir a importância de uma prática interdisciplina nas aulas de educação física e como objetivos específicos: 1. Observar a recepção dos alunos do Ensino Médio em relação ao desenvolvimento de uma prática interdisciplinar; 2.Constatar a contribuição das aulas de Educação Física escolar no desempenho escolar dos alunos e na aquisição de atitudes de respeito ao outro, colegas e professores. A interdisciplinaridade é utilizada na escola para estimular e favorecer o processo de ensino aprendizagem. A Educação Física, como uma das disciplinas que compõe o currículo escolar, também têm conteúdos específicos e responsabilidades com o aprendizado do aluno, mas ao mesmo tempo precisa dialogar com os outros componentes curriculares, visando uma formação mais ampla do educando. A pesquisa foi realizada na Escola EEEFM Prof.ª Olivina Olívia Carneiro com adolescentes do Ensino Médio (1ª série). Iniciou-se nas aulas de Educação Física atividades que relacionavam os conteúdos das diversas disciplinas da grade escolar, favorecendo a construção e a socialização do conhecimento a partir de uma vivência concreta estimulada pelo professor, que como “facilitador” buscou oferecer subsídios para que o aluno atuasse como protagonista de sua própria história e pudesse edificar-se física, cognitiva e socialmente. Em seguida, aplicamos com os alunos um questionário para avaliarmos a opinião dos estudantes sobre o trabalho realizado. Para fundamentarmos a proposta desenvolvida assim como as discussões, dialogamos com estudiosos como: Ghiraldelli (1997, 2008); Barbanti (1994); Darido (1997); Gonçalves (1999), dentre outros. A pesquisa apontou, entre outros aspectos, que a educação física por meio da interdisciplinaridade possibilita ao aluno refletir, analisar e criar alternativas para a aprendizagem dos conteúdos escolares assim como de valores importantes para a sua formação como cidadão.
Descrição: PERÔNICO, João Oliveira. AS contribuições da educação física escolar para a formação sócio-afetiva e cognitiva do educando. 2014. 34f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6269
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Oliveira Perônico.pdfJoão Oliveira Perônico1.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.