Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6280
Título: A importância do lúdico na educação infantil
Autor(es): Araújo, Geane Maria Leite de
Palavras-chave: Educação infantil
Lúdico
Aprendizagem
Data do documento: 20-Nov-2014
Resumo: Este estudo monográfico teve como temática a importância do lúdico na educação infantil ressaltando a realidade pedagógica de uma creche da rede municipal de ensino da cidade de João Pessoa – PB. É possível dizer que o lúdico é uma ferramenta pedagógica que os professores podem utilizar em sala de aula como técnicas metodológicas na aprendizagem, visto que através da ludicidade, as crianças poderão aprender de forma mais prazerosa, concreta e, consequentemente, mais significativa, culminando em uma educação de qualidade. Desse modo utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa. Diante de todas as informações contidas nesse estudo, pode-se concluir que é importante mencionar que os jogos e as brincadeiras na sala de aula, podem ser considerados como sendo atividades sociais privilegiadas de interação específica e fundamental, que garantem a interação e construção do conhecimento da realidade, vivenciadas pelas crianças e de constituição do sujeito produtor da história. Desse modo, foi exposto o desenvolvimento lúdico ao longo da história, a história do brincar, a importância do brincar na educação infantil, dentre outros pontos importantes. A partir dessas ideias houve um entendimento de que as brincadeiras como adjetivo pedagógico favorecem o processo ensino aprendizagem e tornam o sujeito mais consciente de seu papel na sociedade.
Descrição: ARAÚJO, Geane Maria Leite de. A importância do lúdico na educação infantil. 2014. 46f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6280
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Geane Maria Leite de Araújo.pdfGeane Maria Leite de Araújo2.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.