Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6290
Título: O êxodo rural no distrito de Várzea Comprida dos Leites município de Pombal-PB
Autor(es): Formiga, Scarllate da Silva Sousa
Palavras-chave: Êxodo rural
Miogração
Globalização
Data do documento: 20-Nov-2014
Resumo: O presente artigo tem como objetivo mostrar o processo de êxodo rural ocorrido no Distrito de Várzea Comprida dos Leites, comunidade pertencente ao município de Pombal-PB. No nosso entendimento, este fenômeno é relacionado à dinâmica do modo de produção capitalista vigente no nosso país. Tanto quanto as demais atividades econômicas, a agricultura e a pecuária devem seguir o modelo de modernização significativo de produtividade crescente. A globalização trouxe a modernização das maquinas, insumos agrícolas e melhoria genética das espécies e a ampliação da agricultura comercial, fazendo com que diminuísse a área cultivada com produtos de subsistência e a necessidade do trabalho humano, eliminando cada vez mais a participação dos pequenos produtores e trabalhadores rurais. Diante de tais situações e sendo a vida urbana um elemento de forte atração, a única opção que lhes resta, é migrar para a cidade ou para outras localidades em busca de melhores condições de vida. Para desvendarmos tal situação vivenciada pelos moradores da comunidade de Várzea Comprida dos Leites, utilizamos como metodologia caráter qualitativo, descritiva e observação, de forma que abrange todo o contexto social, o qual faz com que esses moradores se deslocam da comunidade para a cidade de Pombal-PB em busca de melhoria de vida.
Descrição: FORMIGA, S. S. S. O êxodo rural no distrito de Várzea Comprida dos Leites município de Pombal-PB. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Pombal, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6290
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Scarllate da Silva Sousa Formiga.pdf1.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.