Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6291
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Duarte, Maria Betânia de Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2014-11-20T18:26:52Z | - |
dc.date.available | 2014-11-20T18:26:52Z | - |
dc.date.issued | 2014-11-20 | - |
dc.identifier.issn | CDD 372.69 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6291 | - |
dc.description | DUARTE, Maria Betânia de Araújo. Desafios da prática docente no ensino de história. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Inquietações vivenciadas com experiências como educador e ministrando aulas na área das ciências humanas, especificamente conteúdos da disciplina de História nos leva a uma reflexão ampla e consistente a fim provir meios em transformar estas inquietações em novo olhar e buscar métodos para melhorar o ensino-aprendizagem dos educandos que não demonstram satisfação e interesse ao estudarem disciplinas, dita teórica e que não existe grau de interesse e satisfação. A História por ter uma grade curricular vincula a com temas diversos e interligados a fatos da antiguidade e modernidade, educandos demonstram verdadeiro desinteresse, norteiam admiração e um olhar diferenciado com conteúdos vinculados nos meios de comunicação e tramitam fatos da contemporaneidade. Portanto, estes por sua vez não aspiram conhecimentos que estejam relacionados com fatos históricos, especificamente relacionados à antiguidade histórica. Assim constatou-se em depoimentos de educandos que estes almejam melhorias em seus conhecimentos, não com teorias e sim fazendo uso de método de pesquisas, viagens, uso das novas tecnologias e busca de campo. Afirmam aimda que teriam ensinamentos diferenciados dos que até então vêm sendo ministrados e que, somariam as teorias através de leituras diversas e em diversas fontes históricas possibilitando visão de mundo e um melhor aprendizado. Detectou-se também que uma minoria tem atrativo para ciências exatas, por serem disciplinas que demanda atenção e rigor, não sendo flexível comparando com as ciências humanas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: José Nilton Conserva de Arruda | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Desafios da prática docente no ensino de história | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria Betânia de Araújo Duarte.pdf | PDF - Maria Betânia de Araújo Duarte | 657.38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.