Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6293
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vieira, Maria Crêofe | - |
dc.date.accessioned | 2014-11-20T18:32:49Z | - |
dc.date.available | 2014-11-20T18:32:49Z | - |
dc.date.issued | 2014-11-20 | - |
dc.identifier.issn | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6293 | - |
dc.description | VIEIRA, Maria Crêofe. Fracasso escolar: um estudo de caso na Escola E.E.F.M. Bernardino Bento na cidade de Aguiar-PB. 2014. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Itaporanga, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho realiza um estudo de caso na Escola Bernardino Bento na cidade de Aguiar-PB, que teve como objetivo analisar as causas e consequências do fracasso escolar no Fundamental da EJA O fracasso escolar tem sido objeto de várias análises, pesquisas, proposições nos sistemas de ensino. Trata-se de uma temática complexa que não se resume a uma única dimensão e não possui um único culpado. Nessa direção, buscar alternativas para a compreensão e superação do fracasso escolar implica em apreender tal processo em seus múltiplos aspectos envolvendo, portanto as dimensões histórica, cognitiva, social, afetiva e cultural. A pesquisa procurou investigar os fatores internos e externos que levam ao fracasso escolar a partir dos questionários aplicados aos professores e alunos da referida escola ,buscando conhecer a opinião sobre as causas que levam ao fracasso escolar.Esta pesquisa foi desenvolvida no período de Abril de 2014 a partir de uma abordagem quanti-qualitativa.Através dos resultados verificamos que as causas que levam ao fracasso escolar da EJA Fundamental são: a distância para a escola,pois o governo não disponibiliza ônibus para o locomoção dos estudantes, a falta de tempo para dedicar aos estudos e a falta de merenda na escola,mas também foi verificado que os alunos conhecem a importância da EJA para a sua formação e aconselham outras pessoas a frequentarem a EJA.No entanto sabemos que o fracasso escolar que ocorre no fundamental II da EJA da escola foi determinado e esses problemas serão avaliados pela Direção e a escola,fazendo com que busque alternativas para minimizar estes problemas,uma vez que a escola pode desenvolver projetos que incentivem aos alunos a frequentarem as aulas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Soraia Carvalho de Souza | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Fracasso escolar | pt_BR |
dc.subject | EJA | pt_BR |
dc.title | Fracasso escolar: um estudo de caso na Escola E.E.F.M. Bernardino Bento na cidade de Aguiar-PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria Crêofe Vieira.pdf | PDF - Maria Crêofe Vieira | 702.39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.